A reportagem do jornal Folha de Vilhena recebeu a informação de que foram confirmados 8 casos de H1N1 no município de Vilhena, sendo que 1 desses estaria em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)do Hospital Regional da cidade.
Para obter mais informações sobre a situação desses pacientes entramos em contato com o diretor do Hospital Regional de Vilhena, Faiçal Ibrahim Akkari, que confirmou a existência de 5 casos de internamento pelo vírus de Influenza do tipo A, sendo que 1 paciente está na UTI.
O Brasil já teve 71 casos de morte por H1N1 em 2016, até 26 de março, segundo o Boletim Epidemiológico de Influenza do Ministério da Saúde, que foi divulgado na segunda-feira (4). No ano passado inteiro, foram 36 mortes por H1N1 no país.
Com uma grande velocidade o vírus chegou a Vilhena novamente e devido à facilidade de transmissão, é de extrema importância que a população tenha consciência de que essa doença pode ser fatal, evitando a proliferação do agente causador, buscando medidas de prevenção.
Na rede pública, a campanha nacional de vacinação contra gripe está marcada para começar no dia 30 de abril e vai até o dia 20 de maio. Alguns estados, como São Paulo, anteciparam a vacinação pelo SUS devido ao aumento precoce de casos da infecção. O Ministério da Saúde anunciou que começou a enviar as doses aos estados nesta sexta-feira (1º).
Sabrina Mathias
Foto Ilustrativa