Votado e aprovado no ano passado, o prêmio Nelson Townes de Jornalismo Político, criado por proposição da deputada Rosângela Donadon (PMDB), tinha como data inicial o Dia do Repórter (7 de abril), mas teve sua data alterada para o Dia da Imprensa (1º de Junho).
A alteração foi proposta pela parlamentar através do Projeto de Resolução 044/15, que fez a substituição do artigo 3º da Resolução nº 298 de 25 de junho de 2015, que passou a ter a seguinte redação: “A entrega da premiação, em pecúnia e diploma, far-se-á anualmente, a partir de 2016, em sessão alusiva ao Dia da Imprensa, comemorado em 1º de junho”.
Para concorrer ao Prêmio, os interessados devem ter seus trabalhos veiculados na imprensa entre os dias 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior.
As categorias previstas são a de Jornalismo Impresso, Webjornalismo, Jornalismo Audiovisual, Opinião. Cada jornalista poderá inscrever em cada categoria no máximo dois trabalhos de que seja autor ou co-autor.
Mérito Legislativo
Na mesma sessão ordinária foi aprovada nova redação ao parágrafo único do artigo 3º do Decreto Legislativo nº 591/2015, que cria a Medalha do Mérito Legislativo e dá outras providências. A proposta aprovada é de autoria do deputado Jesuíno Boabaid (PMN).
A partir desta data, os projetos serão apreciados (votados) em turno único, com votação simbólica, sendo aprovado por maioria de votos. O parlamentar justificou que apresentou a proposta para unificar o processo de votação e o quórum nas deliberações de Decretos Legislativos que tratam do tema.
Fonte: ALE/RO