O projeto já rendeu a publicação de um livro produzido por aluno do 5º da escola
Dando continuidade ao projeto interdisciplinar “Circo: um espetáculo que mobiliza plateias e constrói saberes”, alunos do segundo ano C da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Mariano Donadon, orientados pela professora Jocinai Alves Andrade, realizaram diversas atividades durante as últimas semanas.
As atividades foram iniciadas logo após o término da greve dos professores, no dia 22 de março, e foram encerradas nesta última quarta-feira, 30. Em conversa com a professora responsável pela turma o objetivo do trabalho foi identificar os personagens e as atrações do circo, assim como a valorização da arte circense.
O projeto foi idealizado em 2011 pela professora Lucimar Ribeiro Rodrigues com o objetivo de resgatar a história circense, possibilitando aos alunos desenvolver a linguagem oral, escrita, e corporal de forma lúdica e prazerosa.
Foram trabalhados os mais diversos conteúdos com os alunos, sendo eles, matemática: reta numérica, calendário e formas geométricas. Em artes, pintura com as mãos com tinta guache, dobraduras, quebra-cabeça e ensaios para apresentação. E na língua portuguesa trabalharam leitura de poemas, músicas e reescrita.
Todas essas atividades enriquecedoras na educação das crianças renderam no final uma divertidíssima apresentação, onde os alunos montaram o “Circo da Alegria” em sala de aula e apresentaram-se para a turma do 3º ano, acompanhados da professora Érica Gonçalves.
A apresentação contou com bailarinas, equilibrista em perna de pau, que foi confeccionada pelo pai de uma aluna, e por palhaços. A professora Jocinai contou ter caprichado na caracterização dos alunos para que as apresentações ficassem ainda mais divertidas.
O projeto contou com a colaboração do diretor da escola Clésio Cassio Almeida Costa, da vice-diretora, Adriana Silva da Costa e das professoras Zenaide, Lucimar do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e Érica Gonçalves.
Texto: Sabrina Mathias
Fotos: Divulgação