O diretor da Casa de Detenção de Rolim de Moura, Gilmar Duarte dos Santos, disse na manhã desta quarta-feira, 30, ao RONDONIAGORA que Jubenyl de Oliveira Siqueira, o último preso da “Operação Sala Azul” – que estava foragido e foi detido na terça-feira, 29, – aguarda a audiência de custódia com um juiz criminal para então ser transferido para Vilhena, onde permanecerá a disposição da Justiça.
A audiência de custódia é necessária para a regularidade processual e além do juiz, também devem estar presentes a defesa do acusado e um representante do Ministério Público.
Jubenyl de Oliveira Siqueira conseguiu fugir ao cerco da Polícia Federal, que há uma semana cumpriu diversos mandados em Vilhena e Colorado durante a “Operação Sala Azul”, que desarticulou esquema organizado que fraudava o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) que atuava desde 2014 nas duas cidades, no Cone Sul rondoniense.
A fraude consistia em aliciar pessoas interessadas em receber o seguro-desemprego mesmo sem ter qualquer direito, para que elas fornecessem documentos verdadeiros e serem incluídas como trabalhadores de empresas fantasmas. Com os documentos em mãos os fraudadores confeccionavam os documentos próprios para se dar entrada nos pedidos de levantamento de FGTS e de seguro-desemprego.
Após o recebimento dos valores indevidos as quantias eram dividas entre os participantes da organização que tinha bem dividido o trabalho de cada um. As funções iam desde o aliciador de rua, passando pelo trabalho especializado de escritório de contabilidade até chegar aos chefes da quadrilha.
Fonte: Rondoniagora