Ideia de escrever história surgiu durante recuperação de uma cirurgia.
Livro foi escrito em uma semana e conta as aventuras de uma detetive.
Para muita gente ler um livro não é uma tarefa fácil, mas isso não é problema para a pequena Millene de Oliveira Moreira de apenas 8 anos, que já leu mais de 50, e escreveu seu primeiro livro infantil. A ideia de deixar de ser apenas uma leitora e escrever sua própria história surgiu enquanto ela se recuperava de uma cirurgia.
De acordo com a autora, o livro foi escrito em apenas uma semana e conta as aventuras de uma detetive que procura solucionar o sumiço de um dinossauro. “Sempre gostei de assistir e ler histórias de detetives e dinossauros, então decidi escrever alguma coisa nesse sentido. E para o titulo pensei em colocar um nome em português e outro em inglês. Aí ficou Detetive Green ou Detetive Verde”, conta.
Millene explica que seu interesse pela leitura foi instigado através de um projeto que participa na escola, onde os alunos são desafiados com perguntas sobre vários autores. “Lá a gente tem quer ler bastante para poder conseguir responder as perguntas e passar as fases. E eu adoro desafios e espero que meu livro faça parte do projeto, em breve”, explica.
Apesar de se inspirar no projeto, para montar sua própria história Millene contou com apoio apenas de sua imaginação e do computador do pai, onde o texto original foi escrito. “Meu pai liberou o computador dele, a partir daí fiz tudo sozinha, escrevi e orientei o pessoal da gráfica sobre as ilustrações que queria que colocasse no livro”, relata.
Apaixonada por livros infantis de aventura, a pequena autora, que sonha um dia ser advogada, conta que já está escrevendo segundo livro, só que desta vez a trama gira em torno de uma grande amizade. “Meu novo livro irá falar da amizade de duas amigas, que é inspirado pela minha amizade com um grande amigo que tenho na escola”, revela.
Orgulho do pai
De acordo com o pai de Millene, o professor de Educação Física, Luis Cesar Moreira, a filha sempre mostrou interesse pela leitura e se inspira na irmã mais velha. “Ela é uma criança normal como qualquer outra, gosta de brincar com a irmãzinha mais nova. Porém é bastante esforçada quando o assunto é leitura, tanto que aprendeu a ler aos 5 anos e sempre quer ler os livros que a irmã dela de 13 anos já leu”, conta.
Conforme Moreira, Millene expressou a vontade de fazer algo diferente há cerca de um ano, enquanto estava em São Paulo se recuperando de uma cirurgia feita para corrigir uma deficiência congênita no membro inferior direito, tendo em vista que nasceu com uma perna menor e um problema no pé direito.
“Ela nos pediu para fazer um blog, ou um vlog, então gravamos um vídeo com ela interpretando uma canção e postamos no Facebook. Gostamos muito, mas percebemos que seria muito complicado postar vídeos diários na internet, por isso decidimos liberar o computador para ela escrever e depois de alguns dias o texto original do livro já estava escrito”, diz.
Ainda de acordo Luis, o livro foi produzido em São Paulo, com as orientações de Millene. “Como forma de incentivá-la, quando ela terminou de escrever, buscamos apoio da família, amigos e de empresários, onde publicamos 300 exemplares”, esclarece.
Composto por 15 páginas, com ilustrações chamativas e letras grandes o livro foi lançado no dia 24 de março, no teatro municipal de Cacoal (RO).
Do G1