Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Senai mobiliza alunos contra o Aedes aegypti


Banner


- Enfermeiro Sid Orleans (ao fundo) profere palestra sobre aedes aegypt para alunos do Senai

Enfermeiro Sid Orleans (ao fundo) profere palestra sobre aedes aegypt para alunos do Senai

A unidade Senai Marechal Rondon realiza desde segunda-feira, 7 de março, ciclo de palestras de conscientização de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor do vírus da zika, da dengue e da chikungunya – ministrado pelo técnico da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa/RO, Sid Orleans. A iniciativa reforça as ações do Departamento Nacional também entre os alunos dos cursos de aprendizagem industrial e técnicos.

- Advertisement -
- Advertisement -

O palestrante comentou que a Agevisa está incentivando as visitas casa a casa nos 52 municípios rondonienses. “Nosso objetivo é mostrar o quanto a dengue é grave, assim como a zika e o chikungunya. Somente mediante a conscientização conseguiremos conter o surto. É fundamental que a população não mantenha criadouros de mosquitos em suas residências”, argumentou Orleans.

- Advertisement -

De acordo com ele, as pessoas precisam deixar de cuidar da dengue como se fosse uma gripe comum. “A dengue mata, o chikungunya deixa idosos com muita dificuldade de locomoção e o zika traz a microcefalia aos bebês ainda em gestação, principalmente no primeiro trimestre de gravidez”.

A partir da mobilização chamada “A Indústria contra o Mosquito” realizada em todo o país nos dias 4 e 5 deste mês pelo Sesi e Senai, com apoio das Federações, a Direção Regional de Rondônia resolveu ampliar a campanha e fortalecer as ações de conscientização de alunos e professores por meio de ciclo de palestras.

A orientadora Educacional da unidade, Franciane de Oliveira falou que doze turmas dos três turnos assistiram às palestras. “A intenção é trabalhar a questão preventiva, não apenas no sentido de transmitir informações superficiais, mas explicar ao aluno como identificar os sintomas e os procedimentos facilitando a prevenção”, explicou.

De acordo com diretor do Senai Marechal Rondon, Helder Cavalcante, a contribuição do setor industrial visa a reforçar as ações de prevenção em todo o país. “Nosso objetivo é munir nossos alunos com informações para que eles possam ser multiplicadores dessa campanha de combate ao mosquito em ambientes como o familiar e em outros grupos sociais”, aponta Cavalcante.

Prevenção

Não há nenhum tratamento atualmente disponível para ajudar a prevenir a propagação do zika vírus. Isto significa que temos de tomar medidas extremas para evitar picadas de mosquito e transmissão da doença desagradável. Assim, devemos ser mais cuidadosos em nossas casas e com a nossa saúde em geral, para afastar os mosquitos problemáticos.

Use repelente de dia e de noite: esta é uma das medidas básicas para evitar picadas de insetos. Borrifar spray em todas as suas roupas com repelente, bem como áreas selecionadas de sua pele que estão expostas e mais vulneráveis ​​às picadas de insetos. Cubra sua pele: recomenda-se também que, se você estiver indo para áreas naturais onde os mosquitos são abundantes, você deve cobrir sua pele com para evitar ser picado.

Use mosquiteiros; manter plantas aromáticas em casa. Alguns dos aromas mais eficazes são alfazema, citronela ou eucalipto. Evitar o acúmulo de lixo: Os mosquitos são atraídos por restos de alimentos por isso é importante não deixar o lixo no entorno. De outra forma, esses insetos vão arruinar a higiene da sua casa ao invadir o seu lixo. Eliminar quaisquer poças ou bolsas de água. Baldes de água, poças ou salas úmidas atrai mosquitos.

Assessoria

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z