Foi prestada homenagem e concedido titulo de Cidadão Honorário a João Carlos Sinott Balbi, pioneiro da cidade de Vilhena e que participou da criação do 3º Batalhão da Polícia Militar do qual foi comandante.
O Coronel Balbi veio para Vilhena em 1985 assumir ao comando do 3° Batalhão da Polícia Militar que ainda era vinculado ao 2° Batalhão de Ji-Paraná.
Ele enfrentou carência de material e pessoas, com apenas quatro viaturas na cidade, mas a dedicação dos policiais militares da época e o apoio da população houve um grande desenvolvimento da Polícia Militar, que conseguiram trazer a sensação de segurança para a população.
Com investimento do Governo do Estado, a 3° Batalhão logo conseguiu sua independência do segundo Batalhão, além da implantação de unidades sob a supervisão do 3° Batalhão em outras cidades do Cone Sul.
Ele ajudou na implantação do PROERD e também da criação da Guarda Mirim que até hoje é referência no desenvolvimento social de crianças e adolescentes em Vilhena.
Hoje na reserva da Polícia Militar, o Coronel Balbi ainda auxilia no desenvolvimento profissional dando aulas de oratória, cerimonial e linguagem e comunicação.
Texto: Alan Souza
Fotos: Nataly Labajos