As lojas que trabalham com a venda de materiais escolares oferecem vários tipos de preços, marcas e modelos para melhor atender seus clientes
Já começou o movimento nas grandes lojas de vendas em materiais, algumas lojas até se antecipam, “todos os anos fazemos assim na nossa loja, passou o Natal nós já deixamos tudo pronto para o volta às aulas, não esperamos iniciar o ano, porque tem muita gente que prefere comprar materiais para dar de presente, às vezes até gente de outros municípios vem para passear e acaba visitando e se interessando nos materiais, todos os anos, na época de dezembro a loja já está pronta com várias novidades”, comentou José Carlos Arrigo, proprietário de uma das papelarias de maior movimento da cidade.
O empresário também revelou que as lojas recebem primeiro a visita dos pais dos alunos que cursam em escolas particulares, devido ao fato de que as aulas começam antes do que os colégios municipais e estaduais. “Eu sempre compro cedo, para depois não passar apuro”, comentou uma mãe.
Segundo Arrigo, o que mais vende são materiais infantis, as crianças que estão começando agora a estudar usam muito mais para o desenvolvimento. Normalmente o ensino que solicita os materiais necessários para compra, mas na maioria das vezes os próprios pais compram algumas coisas que não estão na lista para já ir ensinando.
Hoje em dia é normal o filho acompanhar a mãe e ajudar na escolha dos materiais, as crianças mesmo que escolhem o que mais o agrada, os filhos que vão passar o ano inteiro com o mesmo caderno, bolsa, estojo, etc., “imagina se os pais forem comprar os materiais sozinhos e chegar em casa e o filho não gostar? Vai ficar o ano inteiro reclamando, chorando, então a melhor solução é levar junto”, disse José Arrigo.
Normalmente todas as lojas nesta época do ano oferecem diversas e especiais promoções, alguns em 15%, 20%, 30% de desconto, entre outros, desta maneira chama mais atenção da freguesia, que aproveitam este momento para ter uma renda ainda maior.
Segundo os proprietários das lojas, os próprios fornecedores vão até o local vender os produtos que estão mais atualizados, mas os próprios donos ficam atentos nos materiais que mais estão na “moda”, algumas indústrias grandes só lançam os personagens que mais estão sendo procurados e em evidência.
“Não adianta comprar um material que já saiu da moda, as crianças estão cada dia mais espertas e querendo o mais moderno, então estamos preparados para isso todos os anos, buscando sempre estar atualizados”, comentou José Arrigo.
Os donos das lojas oferecem todos os tipos de preços, desde o maior para o menor, para assim atender todos os públicos que chegam ao local, ter ainda mais opção e assim depender da escolha do cliente e o quanto pode gastar.
Segundo o dono de outra loja, os mesmos pedem para os clientes mais antigos ir até o local antes, “pedimos para ir antecipados, daí a loja não está tão lotada e fica melhor de escolher o que quer, sempre comunicamos”, comentou.
Quem chega antes até o estabelecimento escolhe tranquilamente, conversa e fica mais à vontade, porém há muitos pais que ainda deixam para comprar na última hora, sendo sempre comum.
Ainda é bom citar que os pais comecem a incentivar os filhos desde agora para que doem os materiais de anos anteriores que não vão utilizar mais para crianças carentes, faça uma boa ação, não deixe guardado o que não irá mais utilizar!
Texto e fotos: Nataly Labajos