O consórcio SIM começou a operar por volta das 14h20min deste domingo o novo sistema de transporte da Capital de Rondônia, após um dia de confronto entre manifestantes ligados ao Sitetuperon, de cobradores e motoristas e policiais militares da Companhia de Operações Especiais (COE). O sindicato bloqueou a saída de veículos após horas de negociações a COE teve que agir em uma ação que culminou até mesmo com jornalistas feridos com balas de borracha e pedradas.
No meio da manhã a saída da garagem foi desbloqueada e os cinco ônibus da Empresa 3 Marias, levados pelo Sitetuperon foram guinchados ao pátio do Detran. Mesmo assim o sindicato mantinha-se firme em continuar com protestos. O consórcio SIM emitiu nota informando que iria colocar os ônibus em atividade somente após o fim das manifestações.
Por volta do meio-dia o Sitetuperon anunciou que aceitou um novo acordo: a contratação de 40 motoristas e 40 cobradores e concordava com o fim dos protestos.
Por volta das 13h30min fiscais da Prefeitura se posicionaram em frente a garagem do SIM, no Bairro Nova Porto Velho e autorizaram a saída dos ônibus, que efetivamente aconteceu cerca de 50 minutos, quando um veículo articulado, protegido pela PM saiu às ruas de Porto Velho.
Fonte: Rondoniagora