O primeiro caso registrado foi em uma criança de 8 anos
O site Folha de Vilhena recebeu informações na manhã desta segunda-feira, 28, sobre o primeiro caso do Zika Vírus registrado no município de Vilhena, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que já estão sendo diagnosticadas em muitos brasileiros e que teve seu primeiro caso confirmado ainda nesta manhã.
De acordo com o coordenador da Atenção Básica de Saúde, Paulo Cremasco, cerca de 150 agentes comunitários de saúde e agentes de saúde pública do município, receberam capacitação da Divisão de Endemias e Estratégia e Saúde da Família durante os dias 16, 17 e 18 no Ministério Público para levar informação à população vilhenense.
O objetivo dessa capacitação foi fornecer informações sobre a transmissão, evolução, prevenção, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, desse novo agravo identificado no município. “A prevenção é a mesma da dengue, a limpeza dos quintais é o principal fator de prevenção”, diz Paulo.
A Divisão de Endemias, o Secretário de Saúde Adilson Bernardino, o diretor do Hospital Regional de Vilhena Faiçal Ibrahim Akkari, a Estratégia de Saúde da Família, a Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Obras estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) traçando planos de ação para conscientizar a população sobre o vírus e levar o máximo de informação possível para que a disseminação do mesmo possa ser prevenida.
Na manhã da terça-feira, 29 será realizada uma nova reunião visando alcançar meios de atingir a população.
Texto: Sabrina Mathias
Foto: Ilustrativa