Na sessão da Câmara desta terça-feira, 15 de dezembro, o vereador Junior Donadon sugeriu que o antigo Verdurão se torne uma Terminal de Carga e Descarga, assim se tiraria os veículos pesados que ficam estacionados nas ruas e avenidas da cidade
O barracão da Prefeitura Municipal de Vilhena onde funcionava o antigo “Verdurão” que fica localizado na Avenida Jô Sato no Parque Industrial Novo Tempo se transformou em um depósito de pneus descartados à céu aberto, acumulando água da chuva e se tornando local propícios para o desenvolvimento do mosquito da dengue. Esse ato gerou revolta de várias pessoas que através das redes sociais decidiram denunciar para que as autoridades tomem providências imediatas, já que a própria administração municipal não o está fazendo.
Nossa reportagem esteve no local e constatou de perto a situação de perigo que o local apresenta, principalmente para a população que mora no entorno do depósito. A forma como os pneus estão dispostos no campo, jogados um por cima dos outros, facilita o acúmulo de água e pior, dificulta o manejo do veneno de combate aos mosquitos, modo pelo qual se tenta destruir os focos de reprodução deste inseto.
Moradores do bairro comentaram que várias crianças já foram vistas brincando no local, colocando à sua saúde em risco. “A criançada quando está brincado na rua se sente atraída pelo depósito de pneus e assim começam a brincar no local, aí está o perigo, a criança fica doente e quando vai ao hospital nem um remédio tem, depois quem tem que estar comprando remédio sem ao menos ter um centavo são os pais destas crianças, o poder público deveria dar o exemplo”, diz uma moradora.
Mas, o barracão da Prefeitura não é o único lugar que apresenta água parada por causa dos pneus espalhados, conforme os moradores existem outros locais que também tem focos grandes, para isso foi criado o grupo no facebook “Denuncie focos da dengue” e através dele as pessoa podem enviar fotografias ou denunciar os locais onde tem água parada atraindo o mosquito da dengue, entre outros.
“Vamos fazer o máximo para avisar e ajudar a toda a população, agora não está chovendo muito, mas as chuvas estão vindo e depois vai ficar pior, impossibilitando o combate ao Aëdes aegypti, por isso quanto mais rápido denunciar, mas rápido poderemos acabar com os focos de dengue”, comentou outra moradora.
Nesta terça-feira, 15 de dezembro durante a realização da sessão ordinária da Câmara de Vereadores o antigo “Verdurão” veio à tona, mas não pelo pneus espalhados no depósito que proliferam a criação do mosquito da dengue e sim para que o prédio público se transforme em um Terminal de carga e descarga, retirando assim os veículo pesados que ficam parados na ruas e avenidas da cidade.
Texto: Redação
Fotos: Nataly Labajos