Fenômeno diminui volume de chuvas no estado, segundo o Sipam.
Rio Madeira deve se manter entre 15,5 e 16 metros até o mês de fevereiro.
Devido ao El Niño, as chuvas em Rondônia continuarão abaixo da média, segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). De acordo com levantamento, no próximo trimestre as temperaturas continuarão ligeiramente mais elevadas na região Amazônica, porém o fenômeno extra-forte que acontece sobre o Oceano Pacífico possui um reflexo menor em Rondônia que nos estados de Roraima e Amapá, por exemplo.
O Sipam afirmou que as chuvas devem ficar abaixo dos padrões climatológicos nos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Tocantins, Roraima, Amazonas, centro e norte de Rondônia, e no norte, noroeste e nordeste do Mato Grosso.
Em relação aos rios da região, ainda não é possível prever a que cotas devem chegar, mas a expectativa é que eles se mantenham dentro da normalidade. O rio Madeira, personagem principal da cheia histórica de 2014 em Porto Velho, deve ficar entre 15,5 e 16 metros até o mês de fevereiro.
Segundo a coordenadora operacional do Sipam, Ana Strava, como a bacia do Madeira é muito extensa, não é possível dizer exatamente como se comportará o rio a partir de fevereiro, quando a época de cheia chega ao pico.
O meteorologista Carlos Querino, explicou que a chuva do mês de dezembro não deve alcançar a meta esperada, assim como nos meses anteriores. No mês de novembro, por exemplo, eram esperados 225 milímetros de água da chuva, mas caíram apenas 147,2 milímetros.
G1