Em abordagem a Polícia de Trânsito acabou prendendo quatro índios, no KM 15 da BR 174, que estavam em uma caminhonete S-10. Após consulta, foi constatado que havia registro de furto e roubo do veículo.
Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal os índios foram encaminhados até a Delegacia de Polícia Civil. Várias guarnições foram solicitadas para dar apoio na delegacia, pois houve informações de que os índios estariam na BR tentando ter acesso à cidade para retirar os índios que foram detidos.
Os índios detidos foram identificados como Xoxokwa Snawene, que conduzia o veículo e não possui CNH e também chefe da aldeia e os índios Lolokaw Enakwaene Enawene, Dodowau Enawene e Dodowai Enawene.
Havia possibilidade de confronto entre a polícia e os índios da aldeia, já que o cacique da tribo havia entrado em contato com outros índios mandando que fossem até lá tira-los da delegacia. Diante disso a Polícia Militar e agentes da Polícia Civil ficaram no pátios da delegacia para que caso necessário fizessem a segurança do local.
Após algum tempo vou informações que uma caminhonete em posse dos índios dessa aldeia estavam na Truck Diesel, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal e da Força Tática se dirigiram ao local para averiguar se a caminhonete tinha alguma irregularidade e se os índios estariam se dirigindo a cidade para tentar algum confronto, porém, foi constato que o veículo estava regular e que apenas três índios estavam nele e não portavam nenhum tipo de arma.
Texto: Redação
Fotos: Folha de Vilhena