A acirrada disputa na Subseção da OAB Cacoal, quando os candidatos José Edilson da Silva, e Julinda da Silva, acabaram empatando em número de votos, está tendo alguns desdobramentos. Dois dias após as eleições, a Seccional da OAB Rondônia através de sua Comissão Eleitoral instaurou um processo, totalmente irregular, para avaliar de ofício a questão e determinar, por fim, alteração no critério de desempate e proclamar a candidata da situação como presidenta da Subseção da Comarca de Cacoal.
No último dia 23 de novembro, advogados de Cacoal estiveram em Porto Velho para ter acesso ao processo e verificaram que o mesmo sequer contém quaisquer assinaturas seja da diretoria da OAB, seja da Comissão Eleitoral Estadual. Essas e outras irregularidades, contudo, não é menos absurda do que a tentativa de alterar critério já consagrado no âmbito da OAB que é a de privilegiar sempre, no caso de empates, a supremacia da antiguidade de inscrição junto à Ordem dos Advogados frente a quaisquer outros critérios.
No vídeo, gravado nos último dia 23, está claro que sequer os que tentam inverter o resultado no “tapetão” tiveram o cuidado de assinar o processo. Alguns advogados com quem conversamos em Cacoal, a respeito do vídeo gravado, demonstraram bastante indignação com os fatos.
Além desse problema da tentativa de macular um resultado já lavrado em ata, com um vencedor sendo inclusive reconhecido por membros da chapa adversária, muitos advogados em Cacoal estão revoltados com a falta de respeito da atual diretoria para com a subseção, enquanto instituição, por essa nítida obsessão em conceder tratamento privilegiado a correligionários, mesmo que em inobservância dos valores democráticos e republicanos adotados pela OAB como instituição federada.
O vídeo em questão, publicado em vários sites do Estado, deixa bem claro que a OAB-RO precisa rever seus conceitos e procurar dar um tratamento igualitário a todos os seus membros filiados e parar de querer, a qualquer custo, favorecer alguns advogados em detrimento do interesse coletivo da classe.
Veja o vídeo, a seguir: