O poeta rondoniense Elizeu Braga, nascido na comunidade de Itacoã, distante cerca de 5 horas de Porto Velho, é um dos convidados para representar Rondônia na 10ª edição Balada Literária. O evento será de 18 a 22 de novembro deste ano, em São Paulo, e vai promover encontros entre artistas e escritores para debater literatura.
Um dos poemas de Elizeu, um dos idealizadores da casa de leitura Arigóca, na capital, também vai compor o livro de antologias poéticas de poetas contemporâneos que será lançado na balada. A participação do escritor rondoniense será no dia 22 de novembro, durante mesa redonda com os poetas Miró, de Pernambuco; Herbert Emanuel, do Amapá; e Sérgio Vaz, de São Paulo.
Autor do livro “Cantigas” e conhecido no cenário cultural pelas performances poéticas, Elizeu foi convidado para a 10ª Balada Literária pelo idealizador do evento, Marcelino Freire, considerado inspiração para a nova geração de escritores e poetas contemporâneos.
“O Marcelino estava em Porto Velho ministrando uma oficina e perguntou quem era atuante com poesia em Porto Velho e falaram de mim para ele. Ele conheceu a Arigóca, comprou o livro ‘Cantigas’, pesquisou mais sobre minhas ações e entrou em contato comigo. Eu aceitei na hora”, contou.
Elizeu se diz preparado para compartilhar o máximo de experiências com os participantes do evento e com a capital paulista. “Quero falar do trabalho que desenvolvo com a poesia e incentivo à leitura na Arigóca, da cena cultural em Porto Velho e compartilhar o que me faz ser poeta”, disse.
O escritor falou ainda do orgulho de levar um pedaço de Rondônia para o evento. “Durante um tempo tentei esconder que sou ribeirinho por conta de preconceitos. Hoje esse é meu passaporte e cada vez mais quero abraçar minha identidade e aprender com os mestres poetas e a literatura oral que acontece e floresce na beira do Rio Madeira”, enfatizou.
Além da participação na 10ª Balada Literária, Elizeu tem apresentações previstas em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.
G1