“As duas unidades político-administrativas serão beneficiadas”, assegurou a deputada Rosangela Donadon em audiência com autoridades bolivianas nessa segunda-feira, 16, em Trinidad, referindo-se à integração transnacional do Estado de Rondônia com o Departamento do Beni. A deputada integra a caravana de autoridades rondonienses que está desbravando a rota rodoviária a partir da vila do Forte Príncipe da Beira.
A parlamentar enfatizou aos bolivianos que que o Cone Sul de Rondônia tem um potencial muito forte na agricultura e na pecuária, o que significa uma ampla oportunidade de negócios com a Bolívia: “podemos importar o sal para alimentar o nosso gado; aliás já temos muitos criadores de gado no Cone Sul importando da Bolívia, pois o custo fica bem menor e a distância fica a apenas mil km”.
Hoje a maior parte do sal é importada de Mossoró, a uma distância de 5 mil km. “Economicamente ficaria bem melhor se nos aproximássemos mais do mercado boliviano, e essa caravana vem cumprir esse propósito”, afirmou a deputada em entrevistas à imprensa boliviana. Rosangela vislumbra um amplo mercado a ser descortinado, especialmente para a produção rondoniense de grãos e também para o calcário, já que uma demanda muito grande na Bolívia pela correção do solo.
“Na Feira Interestadual do Agrodesenvolvimento e Tecnologia do Campo, que vamos realizar em Vilhena no primeiro semestre de 2016, vamos oportunizar de todas as formas a presença dos empreendedores e autoridades bolivianos”, declarou a deputada.
Como líder do Pacto pelo Desenvolvimento Econômico Social do Cone Sul, firmado em 20 de junho deste ano em Colorado do Oeste, durante audiência pública da Assembléia Legislativa por ela proposta, Rosangela Donadon assegurou que empenhará todos os esforços para que o investimento que o Estado vem fazendo na aproximação com a Bolívia renda resultados concretos e efetivos.
Texto/Foto: Assessoria