São diversas pontes de concreto que já foram inaugurados pelo prefeito de Colorado do Oeste Josemar Beato, moradores das diversas linhas dizem que as pontes vão durar 100 anos e sempre permanecerão em condições de trafegabilidade.
A primeira ponte inaugurada desta administração foi uma ponte de 50 metros sobre o Rio Belo que liga a zero com a 1ª eixo pela linha 5, rumo Colorado.
Considerada cartão postal da administração com um custo de R$ 60 mil, uma economia de mais R$ 500 mil.
Na construção das pontes são utilizados pedras de até duas toneladas, tipo toras e o custo são pequenos porque sua construção conta com o apoio da comunidade e os próprios trabalhadores da prefeitura.
O Prefeito Josemar Beato comentou para nossa reportagem que o município por ser o mais acidentado da região e cheio de morros, a correnteza das chuvas é muito forte e por isso se tem que realizar as estradas com bastante cascalho e nelas passar rolo compactador para dar firmeza, e a mesma coisa tem que ser feito nas cabeceiras das pontes para ficar firme, assim se acaba com problemas de trafegabilidade na época das chuvas.
Um morador da linha dois também comentou para nossa reportagem que a construção dessa ponte “era necessária há décadas. No local tinha uma estrutura de toras que apodreciam ou eram levados pelas águas. Quem critica a obra precisa conhecer a cidade e a necessidade de quem mora próxima a ela”, reforçou o vereador Nilka, morador da região.
Até os vereadores de oposição elogiam a eficácia da ponte, pois resolvem de vez os problemas das enchentes disse o vereador Tutu.
“O projeto é da prefeitura de Colorado do Oeste e será executado pelos técnicos da secretaria de obras do município. Como a prefeitura não tem recursos suficientes para fazer a ponte, ele pede apoio da comunidade que cedem madeiras e até cascalho”, disse o Chefe de Gabinete Nilzinho.
Autora: Daniele Mesquita