“Desfrutar do Rio Guaporé é um direito de todos. Zelar pela manutenção e perpetuação de sua biodiversidade é uma obrigação de cada um”, Zé Ambientalista
A tradicional ação realizada as margens do Rio Guaporé, na cidade de Cabixi consegue todos os anos, bater recorde em ajudantes voluntários e focados a manter, lutar e zelar pelo rio que recebe diariamente visitantes de todo o mundo.
Este ano o mutirão acontecerá no dia 21 de novembro, serão mais de 230 km de percurso por água nos rios Guaporé, Cabixi, Escondido e Piolho. Já está confirmada a presença de pescadores, funcionários públicos, autônomos e vários outros voluntários.
Segundo informações, combustível, alimentos, água potável e barcos serão fornecidos pelo comércio local e empresários. Em conversa com um dos organizadores, Zé Ambientalista, essa é a sétima edição do mutirão de coleta de lixo no Guaporé e afluentes, “é a união da sociedade para corrigir o erro de uma minoria inconsequente que insiste em poluir o rio”, disse.
A ação conta também com o apoio das agências Sicoob e Credisul que são parceiros destaques das ações de educação ambiental desenvolvidas no município.
Texto: Jesica Labajos
Foto: Zé Ambientalista