Neste final de semana será aplicado em todo o país, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. E em Vilhena alguns pais ao descobrirem que seus filhos iriam ter que realizar o exame nas dependências da Escola Municipal Ivete Brustolin entraram em contato com a direção da escola para averiguar a situação do prédio, uma vez que, este meio de comunicação divulgou há alguns dias, uma matéria mostrando a situação precária que se encontra o colégio.
E é com telhado quebrado, salas sem climatização, banheiros com diversos defeitos e provavelmente falta de água nos bebedouros que os candidatos irão se deparar ao chegar à escola municipal.
Na última sessão da Câmara de Vereadores, o secretário municipal de educação, José Arrigo ao ser questionado sobre a climatização das salas de aula, revelou que o MEC já havia encaminhado os ares condicionados ao município e que também já havia saído o resultado da empresa licitada para iniciar as instalações dos ares nas escolas municipais.
O secretário afirmou ainda que as escolas que fossem atender o ENEM seriam priorizadas com a instalação imediata dos climatizadores, porém, em contato com a direção da escola Ivete Brustolin, apenas foram instalados um ventilador em cada sala de aula.
Candidatos e pais de candidatos estão preocupados com a precariedade da escola, na qual, as falhas que o prédio oferece poderá comprometer o empenho dos candidatos que realizarão o ENEM.
Acredita-se que com as salas lotadas e apenas um ventilador, os candidatos não aguentarão ficar por muito tempo nas classes, o que aumentará o número de candidatos em busca de água e se a água dos bebedouros acabar, a situação poderá ficar pior.
Destacando que Vilhena vem enfrentando um calor jamais presenciado pelos moradores antigos da cidade, o município que há anos ficou conhecido por “Cidade Clima da Amazônia” está aos poucos deixando de ser aquela cidade de clima atraente e prazeroso.
VEJA matéria sobre precariedade do prédio:
Abandono: conheça alguns impasses que alunos e servidores enfrentam diariamente na escola Ivete Brustolin
Texto e fotos: Jesica Labajos