É respeitável ressaltar a importância do papel do idoso na sociedade e em especial a importância de atividades que possam proporcionar mais vida aos anos. A Dança Sênior foi criada em 1970 na Alemanha por Ilse Tutt para atender a necessidade do Idoso.
Na tarde desta quinta-feira, 01, o Lar do Idoso Maria Tereza da Lamarta comemorou o dia do idoso. O Grupo de Dança Sênior Concórdia, formado por idosas do departamento de Servas Luteranas do Brasil, juntamente a dirigente Rosângela Goebel e do Pastor Valdir Schraiber da Igreja Evangélica Luterana do Brasil participaram de uma tarde descontraída regada de alegria, devoção, lanche e dança.
“Ao lado de idosos tivemos a oportunidade de vivenciar com idosos. Temos motivos para comemorar esta data e se possível poderíamos reforçar a sua importância diariamente, estivemos no Lar Maria Tereza da Lamarta em outros momentos e sempre muito gratificantes. Através da Dança Sênior parabenizo todos os idosos neste dia de maneira positiva, alegre e dançante celebrando a arte que celebra a vida.” Diz Rosângela Goebel
A Dança Sênior é atraente para os idosos, os já mais avançados na idade, como também para aqueles que são ainda mais jovens. A dança com seus passos curtos, leves e um pouco mais lentos, pode ser aprendida facilmente. Os movimentos suaves contagiam. A música própria em ritmo alegre, estimula os movimentos espontâneos, inclusive naqueles que não tem experiência em dança. A possibilidade de contato, até corporal, e de abertura para comunicação social, superam a inibição inicial que é uma característica marcante no idoso.
A dança com idosos sentados integra-o no convívio de um grupo maior. É uma atividade socializante, de alegria contagiante também para idosos com limitações, mesmo em cadeira de rodas. A geronto-ativação em grupo estimula o organismo a se defender e prevenir contra males precoces. Ao mesmo tempo, permite conduzir e até recuperar as condições físicas atuais.
Assessoria