As provas do concurso público para provimento de vagas no Poder Judiciário de Rondônia foram realizadas nesse domingo, 20, em Porto Velho e em mais 13 cidades do Estado. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que organiza o certame, e a comissão interna do Tribunal de Justiça, que acompanha o trabalho, o concurso segue normalmente, tendo alto índice de presença. Registro de apenas 15,5% de abstenção, ou seja, candidatos inscritos que não foram fazer a prova.
Pela manhã, 9.270 compareceram às escolas e faculdades. No período da tarde, destinado às provas de nível médio, 32.971 presenças foram registradas. De um total de mais de 50 mil inscrições, somando manhã e tarde, 7.757 candidatos não compareceram para responder às provas no domingo e foram eliminados do certame.
Apenas um incidente foi registrado, na parte da manhã, quando um candidato flagrou e denunciou a tentativa frustada de uma fiscal, que fotografou uma página do caderno de provas. A mulher foi presa e o aparelho celular apreendido. Contudo, na avaliação da FGV, não houve prejuízos aos demais candidatos nem ao concurso, que segue nas suas demais etapas de maneira normal. A interrupção do serviço de energia elétrica também foi registrada, o que, no entanto, não prejudicou o andamento das provas.
Nesta terça-feira, 22, no site de FGV, deve ser divulgado o Gabarito (provisório) das provas de técnico e analista judiciário. Os candidatos concorrem a 153 vagas distribuídas por várias comarcas e podem obter mais informações no endereço eletrônico “http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/tjro”.
Assessoria de Comunicação Institucional