Mesmo sem nenhum aluno surdo ainda matriculado, o CampusColorado do Oeste do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) vem se adaptando para promover a inclusão escolar e acessibilidade aos futuros alunos surdos.
O primeiro grande passo da instituição foi convocar a profissional da área, a Tradutora Intérprete de Linguagem de Sinais (LIBRAS), Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret. Juntamente com a direção da instituição, pensaram nas placas de identificação para os setores, podendo assim facilitar a locomoção dos surdos dentro do Instituto.
Projeto “Aprendendo Libras”
Dentro das novas perspectivas foi elaborado um projeto de extensão que contempla o curso básico e intermediário de Libras com o tema “Aprendendo Libras”. O curso será ministrado pela intérprete e tem como público alvo servidores do campus, discentes do curso de Ciências Biológicas e professores da rede municipal e estadual.
O projeto terá carga horária de 50 horas e tem como objetivo geral a difusão da língua de sinais e como objetivos específicos facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes, viabilizar o acesso dos ouvintes a LSB, além de capacitar a instituição para receber essa demanda.
O projeto se inicia no dia 15 de setembro nas instalações do campus e receberá toda comunidade inscrita para capacitação na Língua Brasileira de Sinais.
Assessoria