O números de queimadas em Rondônia teve um aumento expressivo nos últimos anos, com isso quem sofre é a população e os animais silvestres, já que a maioria das queimadas se iniciam no cinturão da zona verde da cidade, além-claro, dentro da própria cidade, onde moradores queimam ao ar-livre entulhos ou lixo em locais inadequados.
Um caso recente de queimada em grande proporção aconteceu na semana passada no município de Chupinguaia, através de fotos enviadas a nossa redação pode-se perceber claramente o tamanho das chamas e a grandeza da irresponsabilidade de algumas pessoas.
Como é sabido o município não conta com uma estrutura e muito menos com uma unidade do Corpo de Bombeiros que dê suporte para os incêndios, devido a isso, o Vereador Roberto Ferreira Pinto, durante sua ida à capital do Estado protocolou o ofício 041/2015 junto ao Governo do Estado solicitando um caminhão auto bomba tanque (ABT) para combater os incêndios.
Conforme o vereador, o pedido se fez necessário para prevenir e amparar os moradores de Chupinguaia, “no município já aconteceu vários incêndios e, infelizmente tudo o que pudemos fazer foi assistir o fogo queimar tudo, porque não tínhamos como combater o incêndio”, diz o Vereador. No ofício, o Vereador também solicita que o caminhão fique sob os cuidados da Polícia Militar local.
Agora resta esperar a resposta do Governo do Estado, em quanto isso, a população sofre com as queimadas que aumentam cada vez mais.
Texto: Sara Labajos
Fotos: Folha de Vilhena