Na manhã desta segunda-feira, 24, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais deu início à programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema “Inclusão se conquista com autonomia”.
A abertura foi marcada pelo momento cívico juntamente com os alunos e logo após a banda “Arte Pop” esteve animando todos os presentes com um variado e agitado repertório. Logo após o show, às 11h os alunos do turno matutino foram levados ao Restaurante La Varanda, parceiro da APAE na realização desses eventos, onde se aproveitaram de um delicioso almoço.
Os alunos do turno vespertino também contaram com uma programação animada, com muita música, além do lanche diferenciado.
A programação se estende durante toda a semana e na terça-feira, 25, alunos da escola Álvares de Azevedo visitarão a APAE e participarão de um momento de interação. Na quarta-feira, 26, os alunos excepcionais irão receber a visita de alunos da escola Coopevi, além de participarem de atividades recreativas.
Na quinta-feira, 27, os alunos do turno matutino participarão de diversas atividades recreativas e os do vespertino farão uma visita à fábrica da Gazin.
Para finalizar a semana em grande estilo, alunos de ambos os turnos terão um dia de diversão na Chácara da Amizade, com direito a churrasco e banho de rio.
Sobre o tema da semana: Inclusão se Conquista com Autonomia
O tema da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla proposto pela Federação Nacional das APAEs, para o ano de 2015, resulta de sugestões oriundas de consulta à Diretoria Executiva, ao Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Consultivo, Coordenadores Nacionais das diversas áreas e a toda a rede apaeana no País.
Iniciamos esta reflexão sobre o tema, com apoio em estudos existentes sobre o assunto, pelos quais se buscou trazer a este textoa temática da inclusão e a sua relaçãocom a autonomia. Ainclusão,como discurso, invadiu a sociedade e, atualmente, vem sendo utilizada nos diversos contextos como forma de referir-se à justiça social e à cidadania e aosbenefícios de populações submetidas a prejuízos resultantes de práticas excludentes vivenciadas e de privação da convivência social.
De formas muitas vezes desumanas e indignas,pessoas com deficiência tiveram o acesso aos direitos sociais negados e comprometendo, ao mesmo tempo, o exercício dos deveres cidadãos, como votar, participar de processos decisórios quando da discussão e formulação de documentos de interesse público e outros. Uma situação que não se restringia, evidentemente, a um ou outrocidadão, mas a vários, por questões étnicas, de sexo, linguísticas, por deficiência e outros.
Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira
Texto e fotos: Sabrina Mathias