Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

APAE comemora Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Banner


 

apae

A APAE de Vilhena está convidando toda a comunidade a prestigiar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema “Inclusão se Conquista com Autonomia”, que teve início na última sexta-feira e se estenderá até o dia 28 de agosto.

- Advertisement -
- Advertisement -

Atualmente a instituição atende 240 alunos, com idades de 0 à 60 anos, dentre os quais apresentam 50% de deficiência mental padrão intelectual reduzido; 15% são portadores de síndrome de Down; 20% com deficiência múltiplas lesões cerebrais; 10% portadores de autismo associado com deficiência mental; 2% com deficiência mental severa; 2% com síndrome West; 1% com síndrome cro-du-chat.

- Advertisement -

Inclusão se Conquista com Autonomia

O tema da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla proposto pela Federação Nacional das APAEs, para o ano de 2015, resulta de sugestões oriundas de consulta à Diretoria Executiva, ao Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Consultivo, Coordenadores Nacionais das diversas áreas e a toda a rede apaeana no País.

Iniciamos esta reflexão sobre o tema, com apoio em estudos existentes sobre o assunto, pelos quais se buscou trazer a este textoa temática da inclusão e a sua relaçãocom a autonomia. Ainclusão,como discurso, invadiu a sociedade e, atualmente, vem sendo utilizada nos diversos contextos como forma de referir-se à justiça social e à cidadania e aosbenefícios de populações submetidas a prejuízos resultantes de práticas excludentes vivenciadas e de privação da convivência social.

De formas muitas vezes desumanas e indignas,pessoas com deficiência tiveram o acesso aos direitos sociais negados e comprometendo, ao mesmo tempo, o exercício dos deveres cidadãos, como votar, participar de processos decisórios quando da discussão e formulação de documentos de interesse público e outros. Uma situação que não se restringia, evidentemente, a um ou outrocidadão, mas a vários, por questões étnicas, de sexo, linguísticas, por deficiência e outros.

Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira

Redação

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z