Projeto vai capacitar as escolas para a instalação de horta orgânica e preparo de alimentos saudáveis
Reuniram-se na manhã de hoje, 12, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Vilhena (SEMED), os representantes das escolas municipais selecionadas para a etapa de implantação do Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia (PEHEG).
Participaram também os representantes das secretarias de Educação, Agricultura e Serviço Autônomo de Águas e Esgoto – SAAE. O prefeito José Luiz Rover é parceiro da iniciativa e foi representado pela coordenadora de projetos Sueli Magalhães.
A equipe do PEHEG é composta por quatro pessoas: um coordenador pedagógico, um coordenador da alimentação escolar, um nutricionista e um agente da área de ambiente e horta.
Após meses de trabalho de pesquisa e elaboração das ações, hoje teve início uma nova fase, a da assinatura do compromisso das instituições parceiras para que assim os trabalhos se iniciem com maior respaldo, como explica a Gerente de Educação Ambiental da SEMED, a professora Amanda Martins de Espíndula Areval – “O ponto principal desta iniciativa é o currículo, pois atua em problemáticas como a obesidade infantil, hábitos inadequados de alimentação e dificuldades de aprendizagem”.
Em Vilhena, as ações ocorrerão nas escolas municipais previamente selecionadas. As mesmas serão contempladas com momentos de formação sobre práticas como: instalação de horta orgânica e preparo de alimentos saudáveis, ambas voltadas para e a Educação Ambiental e Nutricional.
Segundo o engenheiro agrônomo da SEMAGRI, Gustavo Nóbrega Lisbôa, o projeto busca envolver a comunidade escolar, empresas e pessoas colaboradoras no sentido de viabilizar e multiplicar as atividades. “Os alunos terão a oportunidade de contextualizar os conhecimentos teóricos fora da sala de aula, nas hortas que são laboratórios vivos, aprendendo a reproduzir as boas práticas em casa”, explicou.
Assessoria