A Reunião realizada na SEAGRI no dia 20 de julho teve como pauta a capacitação de diretores de escolas para inserção do peixe na merenda escolar e ações junto à rede hoteleira, a comércio e restaurantes, para aumentar o consumo de peixe nativo em Rondônia.
Tendo em vista o fortalecimento da cadeia produtiva de pescado, com ênfase na produção e na comercialização do pirarucu, técnicos da Seagri pretendem incentivar seu consumo.
A garantia de demanda para esse peixe nativo, agora com considerável produção em cativeiro, tem sido a preocupação dos órgãos governamentais para não deixar que esta produção cause prejuízo aos produtores.
Quando não são comercializados em tempo hábil, os peixes passam a constituir um estoque que continua consumindo ração, sem que se consiga repassar o custo ao preço de venda.
Seguindo orientação do governador, a Seagri e demais secretarias estão providenciando alternativas para que o pirarucu possa fazer parte do cardápio das refeições de hospitais, penitenciárias e escolas da rede pública.
Essa alternativa certamente vai favorecer os produtores, que terão maiores possibilidades de oferecer seu pescado.
Ciente da importância desta iniciativa do governo, o interventor Samuel Almeida apresentou as ações do Sebrae como orientadoras de capacitação e gestão para os produtores.
Falou da atenção especial dedicada à comercialização de pescado através de sua Unidade Setorial voltada ao Agronegócio, inclusive com ações de serviços para o segmento de mesa em bares e restaurantes.
Aproveitando a presença do Sebrae, do Seduc, da Emater, do Senac e da Fecomércio, a Superintendente da Pesca e Aquicultura de Rondônia Ilce Santos Oliveira convidou todos a participar da 12ª edição da semana do peixe. O evento terá início no dia 28 de setembro de 2015.
Assessoria