O estande do artesanato rondoniense é um dos mais visitados pelo público na 16ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que está acontecendo no Centro de Convenções de Olinda, em Pernambuco.
O espaço apresenta aos visitantes o melhor do artesanato rondoniense: peças de madeira entalhada, imãs de geladeira, bonecos e biojoias feitas com sementes de açaí e tucumã entre outras.
Segundo a coordenadora de Artesanatos, Wellida Sodré, os visitantes ficaram impressionados com as peças dos artesãos. “Eles já venderam praticamente tudo, e olha que aqui está chovendo quase todos os dias, mas a população se prepara e espera por essa feira durante todo ano. E fora os turistas brasileiros, atendemos pessoas de outros países também. O sucesso está sendo tão grande que o artesão Evandro Pires teve que cortar a madeira da mesa que usa para trabalhar pra terminar uma peça.”
Wellida destaca ainda a qualidade e o processo do trabalho artesanal. ” Aqui vendemos muitas sementes, como as de acaí, que são recolhidas após a retirada da polpa e depois passam por um tratamento, coloração e enfim são usadas para fabricação de biojoias, brincos e acabamentos de roupas. O artesão Ronaldo Farias é quem realiza todo esse processo na capital. Ele embala em saquinhos de 200 gramas para comercialização além de fazer as biojoias”, diz Wellida.
Com mais de 1.400 estandes, a Fenearte representa oportunidade de venda e negócio para os artesãos. É a maior feira de artesanato da América Latina, recebendo cerca de 200 mil visitantes por ano, e no mesmo ambiente une cultura, música, gastronomia e variedades em artesanatos de mais de 50 países. O evento termina no próximo domingo (12).
Decom – Governo de Rondônia