As obras de ampliação e reforma vão transformar a Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado Genival Nunes, no bairro Boa Esperança, em Vilhena, na melhor da região, segundo o vice-diretor da instituição, Gilberto Correa. O estabelecimento vai ganhar auditório, piscina, laboratórios e terá salas climatizadas. As aulas acontecem normalmente e o atendimento com horário integral será testado no segundo semestre.
O vice-diretor explicou que o corpo de professores da escola está comprometido com melhorias no ensino, uma vez que está localizada num dos bairros mais periféricos da cidade e muitos alunos vêm de famílias desestruturadas. “Esses problemas têm reflexo direto no aprendizado, que fica comprometido”, lamenta.
A transformação da escola, ainda de acordo com Gilberto Correa, é uma determinação do governador Confúcio Moura. “Como já fez em outras ocasiões, o governador decidiu mudar a realidade do estabelecimento determinando as obras para que o atendimento aos alunos seja em horário integral”, disse.
Este detalhe faz a diferença, segundo o Correa. No horário integral, o aprendizado melhora porque o aluno é assistido de forma mais intensa, tem acesso a outros cursos e recebe alimentação. E a baixa aprovação era um dos problemas da escola Deputado Genival Nunes.
As obras de reforma e ampliação não foram suficientes para paralisar as aulas. Alguns setores já reformados estão interditados porque faltam ajustes, como acabamento. O vice-diretor disse que a partir do segundo semestre o atendimento com horário integral será iniciado com algumas adaptações. Mas o atendimento completo aos alunos deve ocorrer no início do ano letivo de 2016.
O QUE FALTA
O engenheiro Hélio Ikino, responsável pela obra, garantiu que 95% do que foi contratado está pronto. Faltam partes que não estavam previstas no projeto original e são objeto de contratação a partir de aditivos. Faltam o calçamento na área da piscina, parte do piso e o poço artesiano, entre outros pequenos detalhes, que devem custar em torno de R$ 260 mil.
É por causa desses ajustes pendentes que a escola Deputado Genival Nunes ainda não é a melhor do Cone Sul, na avaliação de Hélio Ikino. O engenheiro está otimista e afirma que tudo pode ficar pronto até outubro.