O evento contou com a presença de diversos produtores empresários, alunos e autoridade, entre elas, o Secretário Estadual da Agricultura Evandro Padovani e a Deputada Estadual Rosangela Donadon
Deu-se início por volta das 08h da manhã desta quinta-feira, 11, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Vilhena, o Dia de Campo Safrinha 2015 sobre integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), milho, sorgo e girassol.
Os inscritos que foram divididos em três grupos, tiveram de início uma breve palestra com o pesquisador da Embrapa Rondônia, Vicente Godinho, que destacou a importância das pesquisas realizadas pela Embrapa, relembrando que Rondônia é hoje, um Estado que se destaca na produção de milho em toda a região Norte. Os municípios de Vilhena, Corumbiara, Chupinguaia e Cerejeiras se destacam no Estado como as cidades que mais produzem o grão.
Após estudos no ano de 2014, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destacou que a produção da segunda safra 2014/2015 de milho em Rondônia foi de 284 mil toneladas, quase o triplo da primeira (99 mil toneladas).
“Em Vilhena, aproximadamente 98% da produção de milho é de segunda safra“, destaca o pesquisador da Embrapa Rondônia, Vicente Godinho.
O pesquisar também falou sobre a futura ferrovia transcontinental, que é um acordo trilateral entre o Brasil, Peru e China. Havendo uma redução no custo de transporte da produção agrícola, calculando inicialmente uma queda de US$ 30 no preço da tonelada de grãos exportado para o mundo.
Logo após, os grupos tiveram a oportunidade de conhecer cultivares, práticas culturais, manejo e a comercialização dos produtos agrícolas. Visitando os standes das empresas que realizaram minis palestras apresentando seus produtos, oferecendo ao produtor e aos acadêmicos novos conhecimentos e ideias, preparando-os para o próximo plantio da safrinha, ou segunda safra, que está ganhando cada vez mais importância na produção brasileira.
A safrinha é chamada assim por ser semeada nos primeiros meses do ano, logo após a colheita da safra principal ou “de verão”, que foi semeada no início da estação chuvosa (setembro a dezembro).
Após o evento, foi servido um almoço para os convidados.
Texto: Redação
Fotos: Renata Silva