A Unisp ainda não tem data para inauguração em Vilhena, já que o Governo de Estado ainda fará a licitação para a compra de móveis, ar-condicionado, entre outros
Com um investimento de 3.342.905,66 em mais de 2.500 m² de área construída, a obra da Unidade Integrada de Segurança Pública – UNISP em Vilhena está em fase de conclusão. A UNISP que está localizada na Av. Luiz Mazziero no Bairro Jardim América, é uma das 06 unidades de grande porte que o Governo do Estado de Rondônia, com financiamento do BNDES, está construindo.
O Governo de Rondônia no total está construindo 19 Unidades Integradas de Segurança Pública, sendo seis de grande porte, dez de pequeno porte e três subgrupamentos do Corpo de Bombeiros. Com isso, a construção das Unips irá abrigar a Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros facilitando, dessa forma, o trabalho das instituições, no que se refere à troca de informações.
Conforme o Delegado Regional da Polícia Civil no Cone Sul, Fabio Campos, o prazo de entrega da obra da Unisp em Vilhena era de 180 dias, mas devido à magnitude da construção, a obra se estendeu por mais um tempo, contudo, a mesma será entregue neste mês de junho já que está em fase de acabamento. “Apesar do atraso na obra, a Unisp de Vilhena será uma das primeira do grupo a ficar pronta”, diz o Delegado.
No Cone Sul, além de Vilhena o município de Colorado do Oeste também receberá em breve uma Unidade de Segurança Pública de pequeno porte. As obras nesse município também estão aceleradas.
Com a inauguração dos prédios das Unisps, o setor contará com uma nova estrutura de trabalho no combate ao crime em Rondônia, além-disso, os investimentos que estão sendo feitos no setor irão contribuir com a melhoria das condições de trabalho dos servidores e, consequentemente, no atendimento à sociedade.
Após a inauguração, a Delegacia da Polícia Civil funcionará no novo prédio e os boletins de ocorrências serão lavrados no local, além-disso, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também contarão com salas para atendimento.
O prédio da Unisp também contará com sala de custódia masculina e feminina, sala de identificação criminal, cozinha, lavanderia, sala especial para vítimas, alojamento e renovação da estrutura tecnológica da informação (TI) e todo aparato para adequação com vistas à melhoria das condições de trabalho dos policiais, escrivães, agentes e peritos.
Quanto ao IML – Instituto Médico Legal, o Delegado informou que até o momento não se sabe se o Instituto será instalado no novo prédio. Por outro lado, a Delegacia da Mulher continuará atendendo na Avenida Paraná.
A Construtora responsável é a empresa Construvil Construtora e Instaladora Vilhena Ltda. e o Engenheiro responsável é o senhor Adones Hoffmann.
Texto e Fotos: Sara Labajos