Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Domingo, 24 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Domingo, 24 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Mobilização entre quartéis ajudam a combater maior incêndio registrado em Vilhena


Banner


As equipes do Corpo de Bombeiros demoraram 4 minutos para chegar ao local logo após o chamado

KODAK Digital Still Camera

O acidente ocorreu na maior empresa instalada no Cone Sul do Estado, que gerava centenas de emprego, além de movimentar boa parte da economia do município, tanto com as lojas, cinema, praça de alimentação, entre outros e também pequenos produtores locais que forneciam seus produtos ao mercado.

- Advertisement -
- Advertisement -

A triste notícia abalou toda a cidade, pois o Shopping era um sonho realizado da família Pato Branco e ver boa parte deste empreendimento destruído comoveu vilhenenses e moradores de outras cidades.

- Advertisement -

Saiba mais detalhes do incêndio de grande proporção que foi registrado na cidade de Vilhena, na noite do último sábado, 30, no Park Shopping Vilhena. O sinistro que já é considerado como uma tragédia na cidade, deixa muitos empresários e funcionários em alerta.

Em entrevista com o Comandante do 3º GB, Capitão BM Iranildo que concedeu uma coletiva à imprensa local na manhã desta segunda-feira, 01 de junho, no auditório do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros vamos saber como foram os detalhes dos trabalhos realizados para combater o incêndio.

DSC_0278

Acompanhado dos Tenentes BM Mérycles Guedes Nunes e Moacyr de Paula Junior, o Capitão BM Iranildo Dias de Andrade explicou que o Grupamento do Corpo de Bombeiros trabalhou para controlar o incêndio com 47 bombeiros e que os mesmos trabalharam diretamente sem a realização de turnos entre eles.

Conforme o Capitão, os trabalhos começaram 00h e só pararam as 12h30min de domingo, 31, ou seja, foram quase 13 horas de trabalho contínuo. Foram gastos quase 400 mil litros de água e os bombeiros receberam ajuda da população com 11 caminhões-pipas, no incêndio também foram utilizadas 70 mangueiras, onde 11 delas em algumas vezes estavam ligadas ao mesmo tempo.

Iranildo, também destacou a ajuda da Prefeitura Municipal, Polícia Militar, SAAE e Postos de Combustíveis e dos próprios empresários do local, os quais também foram muito importantes para o desfecho do acidente.

A edificação do Park Shopping Vilhena tem uma área de 34.950 m² e a área atingida perfaz 16.650m², assim a toda a área do mercado foi completamente atingida. Iranildo revelou que a velocidade do fogo foi tão grande que, “as frutas chamuscaram e não se queimaram. O fogo passou muito rápido pelo local, devido a isso, houve uma dificuldade muito grande para poder controlar as chamas”.

DSC_0274

Iranildo também comentou que quando chegaram ao local o fogo ainda não tinha saído pelas paredes, entretanto, passados 15 minutos, o fogo estava praticamente perto da Rodoviária, já que a estrutura é feito de folha de divisória tipo sanduíche, ou seja, ela é revestida por fora de alumínio e de espuma injetada por dentro, o aço conforme Iranildo, não queima, porém, o enchimento dessas folhas são inflamáveis, e queimaram com muita intensidade e mais ainda em alta velocidade. A temperatura alcançou 1.300 graus, tanto é que os vidros do empreendimento derreteram.

Durante o triste ocorrido, os bombeiros vilhenenses tiveram a participação efetiva do quartel de Pimenta Bueno, Cerejeiras e do efetivo do combate a incêndio do Aeroporto, sendo quatro unidades destacadas no incêndio, além de 11 voluntários. Iranildo ressaltou que a unidade de Cerejeiras chegou às 03h da manhã para ajudar a combater o incêndio impedindo que continue se alastrando, fazendo uma diferença muito grande na hora do combate.

Conforme Iranildo o que aconteceu no Park Shopping poderia ter acontecido com qualquer outra empresa “hoje em Vilhena não existe nenhuma empresa irregular, e é passivo de acontecer em outros comércios uma tragédia dessa proporção. Atualmente no Brasil e no mundo não existe nenhum ramo em que a segurança contra incêndio é mais privilegiada que o ramo de combustíveis”, diz.

No dia do incêndio, uma equipe permaneceu no quartel para atender as emergências, todo o efetivo se mobilizou e se deslocou para atender a ocorrência imediatamente.

 

Texto: Sara Labajos

Fotos: Sabrina Mathias

 

 

 

 

 

 

 

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z