No quarto dia da Rondônia Rural Show o primeiro evento foi a oficina Controlar Meu Dinheiro no Campo, com o facilitador Marion Disnei de Melo e teve como apoiador o colaborador da Emater de Nova Brasilândia Rafael Teles. Os produtores participantes receberam noções de organização de suas despesas em planilhas, fizeram perguntas e conseguiram planejar suas despesas numa simulação participativa.
A primeira palestra “Sanidade Aquícola” teve sua abertura feita pelo Secretário de Estado da Agricultura Evandro Padovani, juntamente com o Secretário Executivo da Emater e o Secretário da Sedam. Ele agradeceu o empenho dos colaboradores para o sucesso de todas as atividades, agradeceu ao SEBRAE pela parceria e desejou boas vindas ao palestrante Santiago Benites da Aquivet, São Paulo. O tema despertou interesse nos criadores de tambaqui e pirarucu, porque Santiago alertou sobre o controle de vermes no pescado e a necessidade da realização de diagnóstico preventivos para que o produtor possa se precaver das alterações que trazem doenças ao plantel. Mostrou a vacinação individual de peixes em um vídeo que chamou bastante atenção dos participantes.
A vitrine Tecnológica do pescado apresentou mais uma prática de filetagem com Cláudio Brandão e a parte de gastronomia com a Chefe Cleo Ressetti na preparação de quibe, fishburguer, nughet e ceviche de pirarucu. O ponto alto foi o alto estilo da culinária para preparação do prato peruano com receita adaptada ao estilo amazônico de preparação de peixe cru. Que para a chefe Cleo não pode ser considerado assim, porque o segrego do prato está na marinagem. Ao colocar limão e laranja deixando em repouso por duas horas a baixa temperatura, haverá uma forma de retirar do peixe todo microrganismo indesejável. Depois de marinado colocando-se a cebola, o cheiro verde, o gengibre e o azeite extra virgem haverá uma espécie de condimento que traz a sensação de um prato que parece ter ido ao fogo, depois ao colocar coentro, pimenta e cebola roxa, teremos o sabor aprimorado. Na degustação houve uma disputa para se provar o ceviche, que foi o preferido dentre as atrações gastronômicas oferecidas.
A segunda palestra do dia Cadastro Ambiental Rural foi apresentada pelo especialista da matéria Rosenildo Pereira da Sedam. O público ficou bastante interessado em atender à legislação do trato ambiental, mas tinha dúvidas sobre as instruções normativas para os procedimentos. Rosenildo foi bastante didático e proporcionou esclarecimentos que forma objetiva aos participantes. Descreveu ainda que o Cadastro Ambiental Rural é um pré-requisito para a regularização ambiental do imóvel rural, de acordo com a Lei nº 12.651/2012.
Nas outras atrações, o evento apresentou produtos desde insumos agrícolas até veículos, dos leves como motocicletas a caminhões para carga pesada. O público procurou também o pavilhão com instituições públicas e representativas onde teve conhecimento dos trabalhos de federações e setores de serviços.
Na parte da tarde o Sebrae, mais uma vez, apresentou a vitrine tecnológica do peixe, quando Cláudio Brandão e a Chefe Cleo Ressetti reapresentaram suas performances e foram muito aplaudidos.
Assessoria