A iniciativa promove formação fotográfica gratuita com foco na valorização da cultura e contará com intérprete de Libras e bolsa para participantes.
Entre os dias 4 e 8 de agosto de 2025 será ministrada na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, localizada no município de Pimenteiras do Oeste (RO) a 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo. A ação formativa visa capacitar 18 participantes com atividades teóricas e práticas voltadas à valorização da identidade quilombola por meio da fotografia documental e artística.
Sob coordenação da comunicadora social Andréia Machado, idealizadora do projeto, a oficina tem como proposta incentivar os participantes a registrarem com sensibilidade e respeito a diversidade cultural, os modos de vida, os rostos e as histórias da comunidade.
Com foco na democratização do acesso à arte e à cultura, a atividade contará com interpretação em Libras, garantindo inclusão de pessoas surdas no processo formativo. Cada participante receberá uma bolsa de R$ 500,00, como forma de apoio e incentivo à permanência durante todo o período da formação, além de certificação ao final da oficina.
“A oficina é uma oportunidade valiosa para fortalecer e valorizar a cultura afro-amazônica. Nosso propósito é que cada participante desenvolva um olhar sensível, crítico e respeitoso, capaz de retratar com autenticidade toda a riqueza cultural da Comunidade Quilombola de Santa Cruz”, destaca Andréia Machado.
A iniciativa da oficina foi contemplada pelo Edital Nº 10/2024/SEJUCEL-SIEC LPG – Fomento para Produção de Artes Integradas Rondoniense, no Eixo V: Ações Formativas, na Categoria G – Formação de demais áreas culturais que não sejam Audiovisual. A ação busca valorizar os saberes tradicionais e a cultura de Rondônia.
A realização da oficina representa mais um passo no fortalecimento das expressões culturais quilombolas, ampliando a visibilidade e o protagonismo das comunidades tradicionais por meio da arte fotográfica.
Texto e fotos: Assessoria