Terça-feira, 27 de maio de 2025 - [email protected]

Operação Lei Seca é intensificada para prevenir acidentes e salvar vidas no trânsito


Lei nº 11.705/2008, conhecida popularmente como Lei Seca, prevê punições severas para quem dirige sob efeito de álcool. Com objetivo de coibir esse comportamento frente à direção veicular, salvando vidas no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realiza rotineiramente a “Operação Lei Seca” em diversos municípios de Rondônia. Nos dias 23 e 24 de maio, agentes de Trânsito da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), abordaram 2.429 condutores.

Foram flagrados 194 condutores alcoolizados, destes 83 foram conduzidos para a Delegacia nos municípios de Alta Floresta d’Oeste, Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Espigão do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Vilhena. As ações foram realizadas com apoio da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO).

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou que as ações de fiscalização fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018. “Temos o objetivo de reduzir em até 50% mortes e lesões no trânsito, e as Operações Lei Seca são fundamentais para alcançarmos a nossa meta, retirando da direção condutores que insistem em desobedecer a lei.”

CONSEQUÊNCIAS

- Anúncio publicitário -

Classificada como infração gravíssima, os artigos 165 e 165-A do CTB, estabelece penalidade rigorosa para quem dirigir sob a influência de álcool ou drogas, e da recusa em se submeter ao teste para comprovar essa influência:

  • O valor da multa por dirigir sob influência de álcool é de R$ 2.934,70.
  • Em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor da multa dobra, chegando a R$ 5.869,40.
  • Além da multa, o condutor flagrado dirigindo alcoolizado está sujeito à suspensão do direito de dirigir por 12 meses, ter sua CNH e veículo recolhidos.
  • Processo criminal por embriaguez ao volante, com pena de detenção de 6 meses a 3 anos.

INABILITADOS

Outro dado importante é o número de condutores que dirigem sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante as operações foram flagrados 85 inabilitados. “Manter a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos. Pedimos que as pessoas se conscientizem quanto a importância de respeitar as leis de trânsito, já que foram criadas para salvar vidas”, disse o diretor da DTFAT, Welton Roney.

- Anúncio publicitário -

Professor de 53 anos falece em Vilhena; Prefeitura emite nota de pesar

  A Prefeitura de Vilhena, por meio da Secretaria Municipal...

Professor de 53 anos falece em Vilhena; Prefeitura emite nota de pesar

  A Prefeitura de Vilhena, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor Cláudio Fernando da Silva, ocorrido...

Feira do centro de Vilhena será realizada temporariamente na Praça Ângelo Spadari a partir deste domingo

  A tradicional feira do centro de Vilhena passará por uma mudança temporária de local a partir deste domingo, 1º de junho. Devido às obras...

Pavilhão Empresarial da Rondônia Rural Show atrai público com inovações e tecnologias

Um verdadeiro ambiente de inovações, reunindo empreendedores, empresários e setores ligados ao agronegócio, com destaque para a presença de representantes de diversos países, e...
Pular para a barra de ferramentas