Terça-feira, 27 de maio de 2025 - [email protected]

Gestos de solidariedade movimentam municípios e reforçam estoques de sangue em Rondônia


A esperança chegou em forma de solidariedade nos municípios de Presidente Médici, Chupinguaia e Nova Brasilândia d’Oeste, onde centenas de pessoas saíram de casa para doar sangue e salvar vidas. Entre os dias 23 e 25 de maio, ações itinerantes de coleta mobilizaram comunidades inteiras, resultando em 353 bolsas de sangue e 22 novos cadastros de medula óssea. Cada doação representa mais que um gesto – é uma chance concreta de recomeço para quem precisa.

A iniciativa, coordenada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) é parte das estratégias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para ampliar o acesso à doação e garantir o abastecimento da hemorrede em todo o estado.

As coletas foram realizadas com apoio de equipes multiprofissionais, que atuaram diretamente nas unidades de saúde dos municípios, garantindo segurança, acolhimento e estrutura adequada ao público.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o poder da solidariedade como ferramenta de transformação. “Investimos em ações que aproximam os serviços de saúde da população. Essa iniciativa mostra que quando estado e sociedade se unem, o resultado é vida salva e esperança renovada.”

- Anúncio publicitário -

De acordo com o presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, o resultado expressivo é reflexo do comprometimento de cada cidadão. “A população tem demonstrado uma sensibilidade cada vez maior sobre a importância da doação de sangue. São pessoas que entendem o valor de ajudar o próximo e fazem disso uma prioridade. Nosso papel é dar estrutura e facilitar o acesso a esse gesto nobre”, afirmou.

  • Presidente Médici

A coleta no município ocorreu nos dias 23 e 24 de maio, com 168 candidatos à doação, 145 bolsas de sangue coletadas e 17 cadastros para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

  • Chupinguaia

No dia 25 de maio, a ação chegou a Chupinguaia, onde 121 pessoas participaram e 83 bolsas foram coletadas.

  • Nova Brasilândia d’Oeste

No mesmo dia, em Nova Brasilândia d’Oeste, 141 voluntários compareceram à unidade de saúde, totalizando 125 bolsas e cinco novos cadastros para o banco de HLA (tipagem para combinar doadores de células-tronco sanguíneas com pacientes).

As ações contaram com apoio das secretarias municipais de saúde, profissionais da Fhemeron, servidores públicos e voluntários locais. Todo o processo foi realizado conforme os protocolos de biossegurança, com triagem individual, avaliação clínica e atendimento humanizado.

- Anúncio publicitário -

Operação Lei Seca é intensificada para prevenir acidentes e salvar vidas no trânsito

A Lei nº 11.705/2008, conhecida popularmente como Lei Seca, prevê punições...

Clínica Arte de Cuidar celebra 11 anos de atuação em Vilhena, somando mais de 38 mil atendimentos realizados ao longo de sua trajetória

  Fundada e liderada pela fisioterapeuta Angélica Labajos, a clínica se tornou referência em fisioterapia e estética na região, reconhecida pelo cuidado humanizado e pela...

Uso da tafenoquina reduz tempo de tratamento da malária vivax, e Rondônia é pioneira na implantação

Rondônia reafirma seu protagonismo no enfrentamento à malária com a retomada da implantação da tafenoquina. O medicamento é um avanço no tratamento da malária...

Vacina no braço e saúde em dia: neste sábado tem ação especial de vacinação em Vilhena

  Para se imunizar, é necessário levar Cartão do SUS, documento oficial com foto e a caderneta de vacinação Neste sábado, 17, e também nos próximos...
Pular para a barra de ferramentas