A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou, nesta sexta-feira (27/2), a Operação Leviatã II, com o objetivo de reprimir a extração ilegal de ouro e outros crimes ambientais em trecho do Rio Madeira, em Porto Velho/RO.
Durante as investigações, foram identificados 47 motores, dragas e balsas empregados na atividade ilícita, evidenciando estrutura organizada e capacidade de exploração em larga escala. Em razão da impossibilidade de remoção dos equipamentos, as 47 embarcações e motores utilizados no garimpo ilegal foram inutilizados no local, conforme previsão legal.
Os materiais e embarcações inutilizados serão devidamente contabilizados e destinados de acordo com os procedimentos administrativos cabíveis.
As investigações prosseguem com foco na identificação dos financiadores, operadores logísticos e demais integrantes da cadeia criminosa, incluindo responsáveis pelo suporte material e pela receptação do ouro extraído ilegalmente.

Assessoria

