FV
Terça-feira, 26 de agosto de 2025 - [email protected]





Terça-feira, 26 de agosto de 2025 - [email protected]







Terça-feira, 26 de agosto de 2025 - [email protected]



Terça-feira, 26 de agosto de 2025 - [email protected]



Governador Marcos Rocha destaca modernização da gestão pública com adesão de Rondônia ao Pacto Nacional de Gestão e Inovação


- Advertisement -


O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou nesta terça-feira (26), o compromisso de sua gestão com a modernização da administração pública ao confirmar, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), a adesão do Estado ao Pacto Nacional de Gestão e Inovação. A iniciativa é considerada a maior articulação federativa do país voltada para inovação e eficiência na gestão pública e já reúne 20 estados.

O governador Marcos Rocha ressaltou que a participação de Rondônia no pacto coloca o estado em sintonia com as melhores práticas nacionais. “Participar do Pacto Nacional de Gestão e Inovação significa que Rondônia está alinhada às melhores práticas de gestão do país. Esse movimento fortalece o estado e coloca nossa população no centro das políticas públicas, com mais eficiência e transparência”.

- Advertisement -

*TRANSFORMAÇÃO DIGITAL*

A adesão ao pacto amplia o acesso de Rondônia às soluções digitais e programas de capacitação oferecidos pelo governo federal, com foco na melhoria dos serviços destinados à população. Entre os resultados já obtidos em outros estados pelo Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), destacam-se a economia de R$ 1,94 bilhão por meio do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN) e a movimentação de R$ 2,1 milhões em contratos pela plataforma Contrata+Brasil, que conecta microempreendedores individuais (MEIs) aos órgãos públicos.

Para Marcos Rocha, apostar na transformação digital é fundamental para garantir mais qualidade no atendimento à população. “A modernização não é apenas tecnológica, mas também humana, porque valoriza servidores capacitados e coloca o cidadão como prioridade”, completou.

*COOPERAÇÃO FEDERATIVA*

O PNGI, criado em dezembro de 2023, já reúne mais de 30 soluções disponíveis para os estado e municípios, com foco na redução de custos, simplificação de processos e expansão do acesso da população a serviços públicos eficientes. Mais de 115 mil servidores de estados participantes já se inscreveram em cursos online da Escola Virtual de Governo (EV.G), dos quais 76 mil concluíram as formações e receberam certificação.

Ao aderir ao pacto, Rondônia consolida sua posição de estado comprometido com inovação, eficiência e transparência. Para Marcos Rocha, o movimento é estratégico para aproximar o cidadão das políticas públicas. “O futuro da gestão pública é digital, acessível e inclusivo. Rondônia não pode ficar de fora dessa transformação, e é isso que estamos garantindo com nossa participação”, concluiu o governador.

Da Redação

- Advertisement -





Noticias

Pular para a barra de ferramentas