Uma ação rápida da Força Tática do 2° BPM, com apoio de uma guarnição da ROTAM da Polícia Militar, prendeu na madrugada desta segunda-feira (24), seis integrantes da organização criminosa que planejavam ataques armados contra uma facção rival.
A ação ocorreu na Rua Socibene, no Bairro Belo Jardim II, no segundo distrito de Rio Branco.
Durante a operação foram presos: Jocicleudo Mateus Leal, de 19 anos, vulgo “Bebezão”; Antônio Carlos Silva de Souza, de 29 anos, vulgo “Tonhão”; Wemerson dos Santos Monteiro, de 27 anos, vulgo “Salsicha”; Adriel Guimarães de Souza, de 22 anos, vulgo “Anjo Gabriel”, Ana Cristine Marinho Silva e Heloísa Macedo da Silva, de 25 anos. Eles são apontados como suspeitos de integrar um grupo criminoso armado que estaria planejando executar ataques a facções rivais na região do Segundo Distrito.
Conforme as informações, a guarnição realizava patrulhamento pelo Bairro Belo Jardim II, visando coibir ataques armados de grupos criminosos que vêm ocorrendo nos últimos meses.
Durante a ronda, a equipe recebeu informações sobre uma possível reunião do crime em um imóvel, onde estaria sendo planejado uma nova ação criminosa. Diante disso, as guarnições se dirigiram rapidamente ao local indicado.
Ao chegarem à Rua Socibene, os policiais avistaram dois indivíduos armados no portão de uma casa conhecida como “Casa do Vulgo Sabiá”, apontada como ponto de venda de drogas e local onde ocorria a reunião de faccionados.
Segundo informações, o grupo estaria supostamente organizando um ataque contra o Bairro Rosa Linda, em retaliação à morte de um indivíduo dias antes.
A residência já era conhecida pelas forças de segurança por denúncias de tráfico de drogas, registros de prisões anteriores e ataques criminosos. O imóvel possuía inclusive câmeras instaladas para alertar sobre a chegada da polícia.
Diante da gravidade da situação, a Força Tática acionou apoio da RP 202, da ROTAM do batalhão de Operações Especiais (BOPE). As equipes cercaram o imóvel e, por uma brecha no portão, visualizaram indivíduos armados correndo para os fundos da residência.
Ao perceberem outra guarnição posicionada atrás da casa, os suspeitos retornaram e se esconderam no interior do imóvel.
Diante da fundada suspeita, as equipes abordaram, ainda no portão, duas mulheres identificadas como Ana Cristina Marinho Silva e Heloísa Macedo da Silva.
No interior da casa, os suspeitos se renderam e informaram o local onde escondiam as armas e as Drogas. Durante as buscas, os policiais apreenderam:
2 escopetas calibre .28,
1 pistola Taurus G2C calibre 9 mm, com munição na câmara e 12 no carregador,
1 pistola Taurus TS9, calibre 9 mm com munição na câmara e 17 no carregador;
3 carregadores extras, cada um com 17 munições,
Diversas munições calibre .28 e .40,
Substâncias aparentando ser cocaína e maconha,
Materiais para embalagem e confecção das drogas,
1 colete balístico.
Segundo informações repassadas, os proprietários da casa não estavam no local. Os detidos relataram que os donos teriam deixado o bairro após ataques recentes ao imóvel e que eles estariam no local para “segurar o bairro” diante do avanço da facção Comando Vermelho.
As equipes reforçaram que alguns dos detidos ostentam fotos com armas de fogo em redes sociais e afirmam pertencer à facção criminosa Bonde dos 13.
Durante a ação, a guarnição realizou consulta via sistema e constatou que:
Wemerson dos Santos Monteiro é monitorado por tornozeleira eletrônica e já responde por roubo e cárcere privado,
Adriel Guimarães de Souza possui histórico por tráfico de drogas e tentativa de homicídio,
Antônio Carlos da Silva de Souza já respondeu por roubo.
Indivíduos considerados de alta periculosidade.
Todos receberam voz de prisão e foram conduzidos pelas guarnições, juntamente com todo o material aprendido, para à Delegacia de Flagrantes (DEFLA) para os procedimentos cabíveis.
Em audiência de custódia realizada na manhã desta segunda-feira (24), às duas mulheres Ana Cristina e Heloísa Macedo, foram liberadas para responder ao processo com o uso da tornozeleira eletrônica. Dos quatro homens detidos, Adriel Guimarães de Souza e Jocicleudo Mateus leal, também ganharam o benefício a liberdade com o uso do aparelho eletrônico.
Com informações de Deyvi Chessmon em parceria com YacoNews.
Foto: Deyvi Chessmon
