
O nascimento de José Barboza transformou-se em angústia para a família após o bebê, com apenas poucas horas de vida, sofrer queimaduras de terceiro grau no pé durante um procedimento de rotina no Hospital Estadual Jayme Santos Neves, em Serra, na Grande Vitória. O caso, registrado na madrugada de 19 de agosto, é investigado como possível negligência médica.
incidente
Segundo a mãe, Sara Peisino Barboza, o recém-nascido apresentou temperatura corporal de 36,2°C e foi levado a um berço aquecido. Nesse momento, conforme relatos da família, uma profissional de enfermagem teria aquecido um algodão diretamente em uma lâmina incandescente e colocado o material dentro da meia do bebê.
Minutos depois, a avó do recém-nascido percebeu um forte cheiro de queimado e ouviu o choro intenso da criança. Ao verificar, constatou a lesão no pé do bebê, além de sinais de carbonização na meia e no macacão.
Estado de saúde e cirurgias
Devido à gravidade do ferimento, José foi transferido para a UTI Neonatal do Hospital Infantil do Espírito Santo, em Vitória. No último dia 22 de agosto, passou por sua primeira cirurgia e, segundo boletim médico, está em estado clínico estável, sem risco imediato de morte.
Uma nova intervenção cirúrgica está marcada para esta segunda-feira (25), com o objetivo de remover tecido necrosado e avaliar a real extensão dos danos.
Ações da Sesa
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, em nota, que determinou o afastamento dos profissionais envolvidos e instaurou um processo administrativo para apurar os fatos. A pasta também garantiu que o recém-nascido e a família estão recebendo toda a assistência necessária.
Investigação policial
A 2ª Delegacia de Polícia da Serra instaurou um inquérito para apurar os crimes de lesão corporal grave e imperícia. Familiares já prestaram depoimento, e os investigadores devem requisitar o prontuário médico e registros internos do hospital para apurar responsabilidades.
Fonte:
https://portaldotupiniquim.com.br/recem-nascido-sofre-queimaduras-graves-em-hospital-no-es