33 C
Porto Velho
25 junho 2026

Quinta-feira, 25 de junho de 2026 - [email protected]


Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2026 abre inscrições para estudantes de todo o país


- Advertisement -
Ação apoiada pela Energisa busca mobilizar alunos e professores de Rondônia em torno do uso consciente, seguro e sustentável da energia elétrica
As inscrições para a 5ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2026 já estão abertas. Considerada a maior olimpíada do setor elétrico brasileiro, a competição é voltada para estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e, pela primeira vez, também para alunos do 1º e 2º anos do ensino médio das redes pública e privada de todo o país.
Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), e coordenada pelo Instituto Abradee, a ONEE 2026 tem como objetivo estimular o uso seguro, racional e sustentável da energia elétrica por meio de desafios educativos, conteúdos formativos e provas interativas.
Nesta edição, a Olimpíada busca reunir mais de 660 mil estudantes, ampliando o debate sobre eficiência energética, sustentabilidade e consumo consciente dentro das escolas e das comunidades. A iniciativa contará com a participação de 48 distribuidoras de energia elétrica, abrangendo todos os estados brasileiros.
A Energisa é uma das distribuidoras participantes da ONEE 2026 e reforça seu compromisso com a promoção da educação, da sustentabilidade e do consumo consciente de energia no estado de Rondônia.
Para Rérisson Bessa, analista de eficiência energética da Energisa Rondônia, a participação na Olimpíada representa uma oportunidade de aproximar estudantes, professores e comunidades de um tema cada vez mais essencial para o futuro.
“A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma oportunidade de despertar nos estudantes um olhar mais consciente sobre como utilizamos a energia no dia a dia. Em Rondônia, queremos que cada vez mais escolas participem dessa iniciativa, levando conhecimento para dentro da sala de aula e formando jovens que serão multiplicadores de boas práticas em suas famílias e comunidades. A Energisa acredita que investir em educação é um dos caminhos mais eficazes para construir um futuro mais sustentável e seguro para todos”, afirma.
Entre os principais objetivos da Olimpíada estão promover hábitos sustentáveis, estimular o pensamento crítico sobre o consumo de energia elétrica e contribuir para a formação de uma nova geração de consumidores mais conscientes e preparados para os desafios do futuro.
Como participar
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por estudantes e professores no site oficial da ONEE: onee.org.br, até o dia 15 de setembro.
A competição também oferece formação continuada para docentes, fortalecendo o trabalho pedagógico em sala de aula e ampliando o debate sobre eficiência energética, sustentabilidade, segurança e consumo consciente no ambiente escolar.
Etapas da competição
  • Inscrições: 8 de junho a 15 de setembro
  • Desafios, 1ª fase: 4 a 18 de setembro
  • Fim das inscrições: 15 de setembro
  • Provas, 1ª fase: 21 a 25 de setembro
  • Resultado: primeira quinzena de outubro
  • Semana Olímpica, 2ª fase: 9 a 13 de novembro
  • Cerimônia Nacional de Premiação: 12 de novembro
Na primeira fase, os participantes enfrentam desafios gamificados sobre eficiência energética, segurança e sustentabilidade. Já na segunda etapa, os estudantes realizam uma prova objetiva, disponível pelo site e pela plataforma oficial da olimpíada.
A expectativa da organização é consolidar a ONEE como uma das maiores iniciativas educacionais voltadas à conscientização energética no Brasil, unindo estudantes, professores, escolas, distribuidoras e comunidades em torno de um tema estratégico para o desenvolvimento sustentável do país.

 

ASSESSORIA







Noticias


Pular para a barra de ferramentas