Quinta-feira, 15 de maio de 2025 - [email protected]

Desativação de lixões nos municípios reforça compromisso do governo de RO com a sustentabilidade


Com o intuito de promover melhorias na qualidade ambiental, na saúde pública e no bem-estar da população, o governo de Rondônia está realizando o monitoramento da etapa de desativação de lixões em diversos municípios do estado. O grupo de trabalho responsável pela coordenação das ações é composto por técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em parceria com os escritórios regionais de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, e atua diretamente nesse processo, que representa um marco fundamental à gestão de resíduos sólidos.

- Anúncio publicitário -

A desativação dos lixões envolve o cumprimento de quatro critérios técnicos essenciais:

  • Cercamento da área;
  • Controle de acesso;
  • Fixação de placas de advertência; e
  • Interrupção total da disposição de resíduos sólidos urbanos no local.

Na etapa anterior, os municípios que atenderam integralmente a esses requisitos receberam o atestado de desativação, que marca a primeira fase do plano estadual de encerramento definitivo dos lixões. A eliminação gradual dessas áreas irregulares reforça o comprometimento do governo do estado com a sustentabilidade e cumprimento das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

- Anúncio publicitário -

Técnicos realizam inspeção em área de descarte de resíduos sólidos

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou a importância da ação para o futuro sustentável do estado. “Estamos promovendo uma transformação real na forma como lidamos com os resíduos sólidos no estado. A desativação dos lixões representa um avanço necessário, que reflete o nosso comprometimento com o meio ambiente, com a saúde pública e a dignidade da população. Uma política de governo que vai deixar um legado positivo às futuras gerações.”

De acordo com a gestora Ambiental da Sedam, Fernanda Dutra da Silva, as atividades avaliam a situação de cada município. “Com o início do monitoramento, o grupo de trabalho busca avaliar se os municípios que já obtiveram o atestado continuam cumprindo rigorosamente os critérios estabelecidos. Paralelamente, também está sendo analisada a situação de outros municípios que podem estar aptos a receber o referido atestado, contribuindo para o avanço da política ambiental estadual”, explicou.

Para o secretário da Sedam,  Marco Antonio Lagos, essa conquista é resultado de um trabalho integrado entre o governo do estado e as gestões municipais. A desativação dos lixões exige planejamento, responsabilidade e execução criteriosa, sempre em alinhamento com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Estamos avançando de forma concreta, passo a passo, para um Rondônia mais sustentável e ambientalmente equilibrado”, ressaltou.

Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos

  A Agência de Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa (Anvisa)...

Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos

  A Agência de Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa (Anvisa) iniciou este mês um novo ciclo de coleta de amostras do Programa de Análise de...

Nova linha de ônibus vai atender bairros União, Cohab e região da Presidente Nasser

  Rota criada pela Semtran facilitará o deslocamento de estudantes e moradores, ampliando o acesso ao transporte coletivo Com o objetivo de adequar as rotas do...

População de Novo Plano recebe serviços essenciais com o Rondônia Cidadã

    Com o objetivo de promover cidadania, inclusão social e facilitar o acesso da população a serviços essenciais, o distrito de Novo Plano, no município...
Pular para a barra de ferramentas