A cidade de Cacoal registrou um dado preocupante durante a operação “Duas Rodas, uma Vida”, realizada na terça-feira (20), com 28 condutores flagrados pilotando motocicletas sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esse é o maior número de inabilitados já identificado em uma única ação no município, o que reforça a urgência de medidas firmes para garantir mais segurança no trânsito.
De iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), a operação, realizada em parceira com a Escola Pública de Trânsito (EPTran), tem como objetivo principal retirar das vias motociclistas inabilitados, com foco na redução de sinistros e na preservação de vidas. Além dos 28 inabilitados, a fiscalização resultou em 43 autuações por outras infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Conforme o o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a operação tem caráter preventivo e visa proteger vidas. “O número de inabilitados encontrado em Cacoal chama a atenção e reforça a importância da atuação constante do Detran para combater a condução irregular de motocicletas, que tem impacto direto nos índices de sinistros”, destacou.
O cenário encontrado pela fiscalização demonstra que o município enfrenta uma realidade que exige ainda mais atenção e ação imediata, especialmente no que diz respeito à condução segura de veículos de duas rodas. Os motociclistas representam a maior parte dos envolvidos em sinistros graves e fatais em Rondônia.
O diretor de Fiscalização do Detran-RO, Welton Roney, explicou que, “estamos falando de pessoas conduzindo sem qualquer formação técnica ou conhecimento legal sobre as regras de trânsito. A operação retira esses condutores das ruas, prevenindo tragédias e fortalecendo a segurança para toda a população.”
A operação “Duas Rodas, uma Vida” é uma das estratégias do Detran Rondônia para salvar vidas, com ações permanentes que percorrem os municípios do estado. A escolha de onde atuar é feita com base em dados estatísticos que apontam maior risco à segurança viária. A autarquia reforça que conduzir sem habilitação é uma infração gravíssima, passível de multa, retenção do veículo e, principalmente, representa um risco real à vida de todos que compartilham as vias.
Governo de Rondônia