Quarta-feira, 21 de maio de 2025 - [email protected]

Comissão de Meio Ambiente aprova requerimento que pede esclarecimentos ao Ibama e Incra sobre embargos em áreas rurais


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta terça-feira (20), durante a 23ª reunião ordinária, um requerimento que será encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), solicitando esclarecimentos sobre embargos e operações em áreas produtivas do estado.

A iniciativa é da deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos), que afirmou ter recebido denúncias de produtores rurais, especialmente das regiões de Nova Mamoré, Guajará-Mirim e Ponta do Abunã. Segundo ela, os produtores estão tendo suas propriedades 100% embargadas e, em muitos casos, as ações repressivas ocorrem antes mesmo de qualquer orientação. “O Ibama é um órgão importante, mas o impacto dessas ações na vida do produtor e da população é enorme, pois afeta diretamente o preço dos produtos que chegam à mesa dos rondonienses”, declarou.

O deputado Delegado Lucas (PP) reforçou a preocupação e destacou que “é inaceitável que embargos recaiam sobre a totalidade de uma área, quando a legislação prevê que se restrinja apenas à área de desmatamento, por exemplo. Estamos falando de pequenos produtores que precisam do mínimo para sua subsistência”, disse.

Presidida pelo deputado Ismael Crispin (MDB), a Comissão tem atuado em diversas frentes, incluindo as audiências públicas sobre o Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Rondônia (ZSEE). Durante a reunião, Crispin reforçou que a próxima audiência será realizada na quinta-feira (22), às 9h, no município de Nova Mamoré. “O debate tem sido bem recebido pela população. Estamos construindo uma agenda de escuta e transparência com a sociedade”, afirmou.

- Anúncio publicitário -

O requerimento aprovado solicita que o Incra apresente as justificativas dos embargos em terras produtivas e que o Ibama encaminhe um relatório das áreas embargadas no estado, detalhando também quais ações de orientação têm sido realizadas antes das autuações e multas. Os deputados destacaram que é essencial garantir o equilíbrio entre preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável das atividades produtivas.

As reuniões ordinárias da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável são realizadas todas as terças-feiras, às 9h, no Plenarinho 1.

Integram a comissão o presidente Ismael Crispin, a vice-presidente Dra. Taíssa, Jean Oliveira (MDB), Luizinho Goebel (Podemos) e Eyder Brasil. Os suplentes são Laerte Gomes (PSD) e Lucas Torres (PP).

 

Texto: Ivanete Damasceno | Jornalista Secom ALE/RO
Fotos: Thyago Lorentz | Fotógrafo Secom ALE/RO

- Anúncio publicitário -

MPF recomenda ao Dnit que adote providências urgentes sobre o tráfego na ponte sobre o rio Candeias

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação ao...

Cirone Deiró afirmou que o governo federal enganou os rondonienses no processo de privatização da BR 364

Parlamentar alertou que desde 2022 cobra transparência e a garantia de duplicação no processo de privatização Em audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de...

Deputado Luizinho Goebel participa de audiência pública sobre duplicação da BR-364 em Vilhena

O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) participou, na tarde desta segunda-feira (19), da audiência pública realizada em Vilhena para debater a duplicação da BR-364....

Cirone entrega mais cinco implementos para associações rurais de Cacoal

Mais duas associações rurais receberam novos implementos agrícolas, adquiridos por meio de recursos viabilizados pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil). A Associação Pioneira...
Pular para a barra de ferramentas