A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (21), uma operação contra o garimpo ilegal no Rio Madeira, em Porto Velho. Durante a ação, foram destruídas 15 dragas e motores usados na extração irregular de minério.
Imagens divulgadas pela PF mostram o momento em que uma das dragas é explodida, enquanto outras são afundadas durante a operação. Também há registros aéreos que mostram as embarcações em chamas vistas de cima.
Segundo a PF, além das dragas, também foram apreendidos equipamentos e outros materiais ligados à atividade ilegal. Os itens recolhidos vão auxiliar nas investigações. Um inquérito foi instaurado para identificar os responsáveis, incluindo financiadores e executores, que podem responder por crimes como associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo.
O garimpo ilegal é uma das atividades que mais causam danos ao meio ambiente. A prática envolve o uso de substâncias tóxicas, como o mercúrio, que contaminam rios, prejudicam a fauna e a flora e colocam em risco a saúde de comunidades ribeirinhas.
A ação, chamada Operação Iterum III, contou com apoio do Comando de Aviação Operacional (CAOP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
G1RO

