Diante dos desafios impostos pela enchente no Rio Madeira, o governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO), tem adotado medidas de urgência para garantir a qualidade da água consumida pelas famílias afetadas. Desde o início de 2025, já foram enviadas milhares de caixas de hipoclorito para diversas localidades, visando prevenir doenças e assegurar a segurança hídrica da população.
“Nosso maior objetivo é garantir que cada rondoniense tenha acesso a água potável e, com isso, proteger a saúde das famílias que enfrentam este momento difícil”, afirmou o governador Marcos Rocha.
A Agevisa/RO coordena a distribuição estratégica do hipoclorito de sódio 2,5%, essencial para a desinfecção da água, em todo o estado, especialmente nas áreas mais impactadas pelas enchentes. A ação tem sido fundamental para evitar surtos de doenças transmitidas pela água, como leptospirose, hepatites e gastroenterites.
Para atender à população de Porto Velho, desde o início de 2025, o programa Vigidesastres já viabilizou a entrega de mil caixas (50 mil frascos) à Defesa Civil Municipal; 6 mil caixas (300 mil frascos) à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa); e 100 caixas (5 mil frascos) às comunidades de Cujubim Grande e Baixo Madeira.
O coordenador do Programa Vigidesastres, José Maria Prestes, também fez questão de ressaltar o impacto positivo dessa ação. “O simples ato de adicionar duas gotas de hipoclorito por litro de água pode prevenir doenças graves, e estamos garantindo que a população saiba como utilizá-lo corretamente”, afirmou.
Da Redação