Para garantir que os estudantes ribeirinhos do Baixo Madeira não enfrentem dificuldades para acessar as escolas, o governador de Rondônia, Marcos Rocha disponibilizou 60 embarcações que irão realizar o transporte escolar dos alunos, atendendo a 60 rotas ribeirinhas e beneficiando cerca de 1.000 estudantes das comunidades mais isoladas da região.
A ação, é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e visa garantir que os estudantes de quatro escolas estaduais e 15 municipais localizadas ao longo do Rio Madeira e seus afluentes – como Cujubim Grande, São Carlos, Nazaré, Calama, Lago do Cuniã, Amparo, Rio Jamari, Santa Catarina e São José da Praia – possam frequentar as aulas sem que a dificuldade de locomoção seja um obstáculo. A parceria entre o estado e os municípios assegura a eficiência do transporte fluvial, essencial para as comunidades ribeirinhas.
O governador Marcos Rocha ressalta que o transporte fluvial desempenha um papel vital no acesso à educação e serviços essenciais nas regiões ribeirinhas. “Garantir o transporte fluvial é garantir que nossos estudantes tenham acesso à educação sem transtornos. Sabemos que, dada a vasta rede de rios que cortam o estado, as embarcações são a principal forma de transporte para muitas comunidades. Essa iniciativa é fundamental para o desenvolvimento dessas regiões e para o futuro dos nossos jovens”.
A secretária de Educação, Ana Lucia Pacini, destacou a importância da medida, revelando que, além das 60 embarcações, o governo do estado investiu na aquisição de 50 motores novos e na reforma de 20 voadeiras, todas entregues e prontas para operar. “Essa ação demonstra o compromisso do governo com a qualidade do transporte escolar e com a infraestrutura necessária para receber os alunos nas escolas do estado”, afirmou.
*QUALIFICAÇÃO DE PILOTOS E MONITORES*
Além das embarcações, o governo do estado investiu na formação de pilotos e monitores de embarcações. No final de 2024, a Seduc promoveu cursos específicos para esses profissionais, com o objetivo de garantir a qualidade e segurança no transporte escolar. A qualificação é vista como essencial para reduzir riscos e garantir a integridade dos estudantes durante o trajeto até as escolas.
Texto e fotos: Assessoria