Fhemeron busca parcerias para manter estoque de sangue seguro e divulga horário especial de coleta no Carnaval

É no período de Carnaval que disparam as demandas por bolsas de sangue. Em Rondônia, para antecipar os desafios dessa temporada e manter estoque seguro, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) mobiliza parcerias, faz apelo para novas doações e divulga horário especial de coleta.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, o estado realiza ações estratégias para manter o estoque de sangue abastecido, essencial para salvar vidas, e pede a contribuição da sociedade. ‘‘Precisamos dessa mobilização conjunta do governo de Rondônia e toda a sociedade para garantir atendimento a quem precisa da doação de sangue para sobreviver.’’

De acordo com a assistente social da Fhemeron, Maria Luíza, além das demandas de rotina, no período de Carnaval costuma aumentar a necessidade de bolsas de sangue devido a maior ocorrência de acidentes de trânsito e brigas. ‘‘Pedimos uma atenção especial neste período carnavalesco para reforço das doações diante do aumento da necessidade de sangue para abastecer hospitais’’, explicou.

- -
- -

PARCERIAS

- -

Como avanços das iniciativas da Fhemeron para parcerias, na terça-feira (25), motoristas de aplicativos estiveram no hemocentro da Capital para doação; na quarta-feira (26), participantes de uma associação de defesa dos direitos sociais realizaram, também, o ato solidário. Na quinta-feira (27), foi a vez dos militares da Base Aérea de Porto Velho. Durante o mês, a Fundação, além das coletas em unidades fixas, realizou coleta externa em igreja, e itinerante no município de Urupá.

CUIDADO CONSTANTE

No período de Carnaval costuma aumentar a necessidade de bolsas de sangue

A necessidade de bolsas de sangue é constante. A instituição atende com bolsas de sangue; hospitais de toda a rede pública de Rondônia, o que é essencial para que cirurgias aconteçam no estado e que pacientes com doenças crônicas, como a doença falciforme, recebam tratamento adequado. Para os próximos dias, as coletas acontecerão em horário especial.

COLETAS EM HORÁRIO ESPECIAL NO CARNAVAL

Porto Velho – Ji-Paraná – Rolim de Moura – Vilhena

  • 3/3 (segunda-feira) – das 7h às 13h;
  • 4/3 (terça-feira) – FERIADO;
  • 5/3 (quarta-feira) – das 13h às 18h.

Ariquemes

  • 3/3 (segunda-feira) – das 7h às 13h;
  • 4/3 (terça-feira) – FERIADO;
  • 5/3 (quarta-feira) – das 7h às 12h.

Cacoal

  • 3/3 (segunda-feira) – das 7h15 às 12h30;
  • 4/3 (terça-feira) – FERIADO;
  • 5/3 (quarta-feira) – das 7h15 às 12h30.

Saiba onde e como doar na página da Fhemeron no Portal do governo de Rondônia: https://rondonia.ro.gov.br/fhemeron/

 

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry, Edeblandes Ortis e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

- -



Veja também



Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas