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Duplicação da BR364 – Governo anuncia privatização e BR 364 terá sete praças de pedágio entre Porto Velho e Vilhena




Reprodução

A iminente privatização da BR-364 tem gerado preocupação entre setores produtivos de Rondônia, especialmente transportadores e exportadores de soja. Previsto para ocorrer no dia 27 de fevereiro de 2025, o leilão da rodovia será realizado na Bolsa de Valores de São Paulo e trará mudanças significativas para o fluxo de transporte no estado.

Incertezas e Impactos no Setor Produtivo

Embora o governo federal afirme que a privatização garantirá melhorias na infraestrutura e segurança viária, a falta de informações detalhadas tem causado apreensão entre os empresários. Questões sobre o modelo de pedagiamento, custos para os transportadores e a implantação das praças de pedágio seguem sem respostas claras. O setor produtivo estadual tem buscado esclarecimentos sobre os valores das tarifas e os pontos de instalação dos pedágios, temendo impactos negativos nos custos operacionais.

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Lideranças empresariais, incluindo representantes da Fecomércio-RO e sindicatos do setor, têm manifestado preocupação quanto à rapidez com que o processo está sendo conduzido. Segundo eles, a concessão poderia ter sido discutida de forma mais ampla para considerar melhor as necessidades econômicas e sociais da região.

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Tarifas e Localização das Praças de Pedágio

De acordo com o projeto de concessão, serão instaladas sete praças de pedágio ao longo do trecho entre Porto Velho e Vilhena, nos seguintes pontos:

Praça 1: Pimenta Bueno

Praça 2: Pimenta Bueno/Cacoal

Praça 3: Presidente Médici/Cacoal

Praça 4: Ouro Preto D’Oeste/Jaru

Praça 5: Ariquemes/Theobroma

Praça 6: Alto Paraíso/Cujubim

Praça 7: Porto Velho/Candeias

A tarifa foi estipulada em R$ 0,15 por quilômetro na pista simples e R$ 0,20 por quilômetro na pista dupla. Motoristas que utilizam tags eletrônicas de pagamento terão um desconto de 5%.

Obras Previstas no Projeto

A concessão também contempla obras estruturais importantes, incluindo melhorias no acesso ao Porto Novo, em Porto Velho. A intervenção abrange trechos estratégicos, como:

Via entre o entroncamento com a BR-364 (Km 693,300) e a Estrada da Penal/RO-005;

Conexão da Estrada da Penal/RO-005 com os Terminais Bertolini Cujubim e Amaggi.

Além disso, a chamada “obra emblemática” do projeto será a duplicacão do trecho entre Presidente Médici e Jaru, um dos mais movimentados da rodovia.

Próximos Passos

O contrato da concessão deverá ser assinado até 31 de março de 2025. Entretanto, a falta de transparência no processo continua sendo um ponto de debate entre os setores produtivos e autoridades locais. Empresários seguem cobrando do governo federal mais esclarecimentos sobre os impactos econômicos do pedágio, especialmente para o transporte de mercadorias.

A privatização da BR-364 promete mudar a logística de Rondônia, mas a discussão sobre custos e benefícios ainda está longe de um consenso.

 

Por: Vanessa Frank

Jipa Digital – Fonte

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