Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377







Ações preventivas para enfrentamento ao período chuvoso em Rondônia são intensificadas pelo governador Marcos Rocha




O Governo de Rondônia, tem intensificado o planejamento e a execução de ações estratégicas para minimizar os impactos das chuvas nos municípios, garantindo a segurança e o bem-estar da população.

Com um trabalho integrado entre Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Estadual e diversas secretarias, o estado reafirma seu compromisso com a prevenção e a resposta rápida diante de eventos climáticos adversos.

- Advertisement -
- Advertisement -

A coordenação dessas iniciativas ocorre por meio do Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas. As reuniões periódicas do comitê garantem o monitoramento constante das áreas de risco, além do planejamento de medidas que reduzam os impactos das chuvas.

- Advertisement -

Para Marcos Rocha, o trabalho preventivo é fundamental para evitar tragédias e assegurar a assistência necessária às famílias. “Estamos trabalhando de forma integrada para monitorar os rios e bacias hidrográficas, reforçando as ações preventivas para garantir que as famílias ribeirinhas e comunidades mais vulneráveis tenham o suporte necessário”, pontuou.

*MONITORAMENTO CONTÍNUO*

O coordenador operacional da Defesa Civil Estadual, coronel Jaime Fernandes, destaca que as ações são embasadas em dados técnicos e previsões meteorológicas atualizadas diariamente pelo Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico – SipamHidro. “O planejamento do estado não se restringe ao período de chuvas. Já estamos estruturando estratégias para a estiagem de 2025, garantindo que Rondônia esteja preparada para enfrentar qualquer cenário climático com eficiência e segurança”, explicou

Além do monitoramento rigoroso, o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil mantém equipes de prontidão para atuar em ocorrências como enchentes, deslizamentos e outros eventos climáticos extremos. A parceria com os municípios é um pilar essencial dessa estratégia, com a atuação direta dos Coordenadores Municipais de Defesa Civil, que são capacitados pelo estado para estarem na linha de frente no atendimento às comunidades.

Mesmo sem registros de grandes transtornos até o momento, o monitoramento segue intenso. Os níveis dos rios permanecem abaixo das cotas de alerta, mas o governo mantém equipes de prontidão para agir rapidamente, caso necessário.

Texto e fotos: Assessoria

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas